Página inicial > Últimas Notícias > Nead conclui segunda edição de formação de professores para atuar em EaD

Nead conclui segunda edição de formação de professores para atuar em EaD

• Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 18h11
  • Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 18h12

ead

Encerrou na última sexta-feira (10), a segunda edição da Formação de Professores para atuar na Educação à distância, curso promovido pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Nesta edição, 191 professores concluíram o curso.

As orientações são voltadas para os coordenadores e subcoordenadores de curso, professores da Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada graduação e professores da pós-graduação. Iniciado no dia 15 de junho e com a carga horária de 120h, o objetivo do curso é informar e desmistificar a educação a distância no ensino superior, além de incentivar os professores a conhecerem os atos normativos sobre a EaD no Brasil e na UFRA, e sobre a Portaria 2.117, de 06 de dezembro de 2019, que trata da possibilidade de implantação de Ead em até 40 % da carga horária dos cursos presenciais. Os professores também tiveram orientações sobre como elaborar um material didático na modalidade EaD, conhecer as principais ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (SIGAA) e conhecer a metodologia e o papel dos docentes e discentes nesse cenário.

As aulas tiveram como tutores os professores Marílio Salgado e Ana Paula Salgado, e coordenação do professor Ewerton Carvalho de Souza juntamente com o servidor Heden Clazyo Dias Gonçalves, pedagogo, responsável pela elaboração do conteúdo e designer instrucional  do curso. Segundo Heden Gonçalves, essa formação tem um papel importante de atualização das metodologias utilizadas não apenas para o ensino à distância , mas na prática presencial dos professores em sala de aula. “Foram apresentadas muitas novidades, ainda desconhecidas por vários professores, que não tinham experiência com essas novas tecnologias, como por exemplo, as video-aulas e os questionários online. É todo um leque de opções que eles podem aplicar, seja presencialmente ou não”, diz.

A intenção da formação é se antecipar para atender a uma demanda futura, caso ocorra a opção de carga horaria à distância nos cursos de graduação já existentes presencialmente. Outro interesse é pela possibilidade de oferta de um curso à distancia, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Temos interesse na oferta de um curso de licenciatura em ciências biológicas, e para isso, um dos requisitos é que o professor tenha formação em ead, ou seja, os cursos e disciplinas em EaD só podem ser ministrados por professores com esse tipo de formação. Então, nossos professores já estariam formados, usando ou não a modalidade”, diz o servidor.

A primeira edição do curso ocorreu durante o mês de maio, e foi concluída por 127 professores. Ao todo, 318 professores fizeram a formação. Mais cursos estão previstos, ainda sem data definida, com propostas para o segundo semestre de 2020.