Página inicial > Últimas Notícias > Novo aplicativo facilita a compra de produtos da agricultura familiar paraense

Novo aplicativo facilita a compra de produtos da agricultura familiar paraense

• Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 16h59
  • Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 16h59

Desenvolvido pela Ufra em parceria com a OBC/PA, o app será lançado neste sábado (04), em Paragominas.

Uma plataforma que diminui as distâncias entre o consumidor final e as cooperativas agropecuárias do Pará: com esta ideia, foi desenvolvido o aplicativo Compras Coop-Pa, que já está disponível para o sistema operacional Android e será lançado oficialmente no dia 04 de julho. O app foi desenvolvido em conjunto entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB/PA), com o objetivo de ampliar as oportunidades de compra com segurança para a população, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar.

Através desta tecnologia, a população terá acesso a uma produção diversificada de 62 cooperativas, incluindo frutas, hortaliças, mandioca e derivados, cacau e derivados, oleaginosas, insumos, grãos e produtos de origem animal. O projeto envolve a participação de 3.600 produtores rurais cooperados do Pará, além de 753 empregados.

Esses trabalhadores têm sua principal fonte de renda nos planos governamentais de aquisição de merenda escolar, mas, devido à pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas, suas vendas foram prejudicadas. “Neste momento de distanciamento social, nós estamos nos reinventando e, mais uma vez, Ufra e OCB estão atuando juntas para poder trabalhar essa reinvenção no agronegócio paraense, em especial na agricultura familiar”, explica o pró-reitor adjunto de Extensão da Ufra, professor Jonas Castro.

Na prática, serão montadas feiras em diferentes cidades, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O usuário do aplicativo poderá acompanhar onde as feiras estão instaladas, quais os produtos oferecidos e as opções de pagamento. Uma vez feita a encomenda, o comprador se dirige ao local apenas para buscar o produto, no sistema drive tru. Desta forma, evita-se aglomeração de pessoas para resguardar a saúde tanto dos consumidores quanto dos cooperados.

Além de aumentar a segurança e facilitar a compra, disso, o aplicativo grava o histórico de vendas para posterior controle de estoque do produtor. “É uma revolução em gestão das cooperativas em tecnologia de informação, que foi uma das demandas diagnosticadas por nós”, informa o professor. Ele ressalta que o app é mais um produto resultante do acordo de cooperação técnica entre as instituições, que vêm beneficiando alunos, pesquisadores, produtores e a sociedade paraense como um todo.

O desenvolvimento do app

O Compras Coop-Pa foi desenvolvido no Laboratório BPM Lab (Business Process Management Lab) da Ufra, coordenado pelo professor Fábio Bezerra, em conjunto com três alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Ele explica que cada um deles ficou responsável por uma frente de trabalho: Valdeir Nascimento, pelo app do consumidor; Wagner Oliveira Júnior pelo app do comerciante; Pedro Jacinto pelo app da cooperativa; e o prof. Fábio Bezerra pelo sistema e serviços web. Já a OCB se encarregou por toda a identidade visual.

Ele explica que o aplicativo é, na realidade, uma plataforma multilateral, pois faz a integração entre diferentes grupos – consumidores, comerciantes e cooperativas -, fornecendo uns aos outros benefícios dessa integração. “Nós dizemos que o Compras Coop-Pa é uma plataforma porque dá suporte, sustenta, abriga diferentes atores de um sistema de compras: produtores rurais, organizados em cooperativas; consumidores finais, que compram produtos agrícolas no varejo; e comerciantes (feirantes, restaurantes, hotéis, supermercados), que compram produtos agrícolas no atacado”.

Segundo o coordenador técnico, plataformas multilaterais de comércio não são uma novidade, a exemplo de Uber e Ifood, mas alguns aspectos dão à plataforma um diferencial em relação a outras inciativas, entre elas “o fortalecimento do cooperativismo, pois apenas cooperativas rurais podem integrar essa plataforma; a oferta mais ágil e direta da produção rural aos centros urbanos; o acesso mais rápido do produtor rural ao mercado dos centros urbanos; e o foco na produção agrícola/rural”.

De acordo com o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, o aplicativo Compras Coop-PA é um marco para o cooperativismo no Pará. "É a primeira plataforma de compras online exclusiva para cooperativas na região, que possibilitará um importante canal de comercialização com a população paraense em diversos municípios do Estado. Isso mostra a mudança no perfil do Sistema OCB/PA, contribuindo não apenas com a formação profissional das cooperativas, mas também com a abertura de mercado. Agradecemos a parceria da Ufra que se engajou conosco, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade".

Por fim, o professor Jonas Castro ressalta a importância do papel da extensão universitária na busca de alternativas para a sociedade, mostrando-se necessária, mais do que nunca, neste momento de pandemia.

O lançamento do Compras Coop-Pa será realizado neste sábado, 04 de julho, às 9h, na Feira da Agricultura Familiar da COOPERURAIM, no município de Paragominas. Para fazer o download gratuitamente do app (para aparelhos Android), acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.comprascooppa.consumidor&hl=pt_BR