Página inicial > Últimas Notícias > Divulgação científica foi tema de evento destinado a servidores da Ufra

Divulgação científica foi tema de evento destinado a servidores da Ufra

• Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 18h13
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 19h13

encontro5

“Divulgando a Ciência na Ufra: dinâmicas para otimizar a comunicação com a comunidade”, esse foi o tema do evento realizado nesta terça-feira (30), para servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O encontro ocorreu por meio de videoconferência na plataforma meet e foi promovido pelos profissionais da Assessoria de Comunicação da universidade (Ascom Ufra).

Além de demonstrar a importância de divulgar e tornar acessível o conteúdo científico produzido pela instituição, a intenção foi orientar sobre como ocorrem as demandas e como otimizá-las, apresentando alternativas dentro da área da comunicação. Durante três horas, jornalistas, relações públicas, cerimonialista e artes gráficas conversaram com servidores sobre critérios de noticiabilidade, demandas, técnicas de redação, relacionamento com a imprensa, instruções sobre o site institucional, restrições de divulgação, dicas de fotografia, instruções sobre projetos gráficos, uso correto de logos e brasões, dificuldades e principalmente possibilidades.

encontro4

Os cerca de 90 participantes puderam tirar dúvidas e conversar diretamente com os profissionais, além de receber uma cartilha, produzida pela Ascom, e que reúne uma série de orientações sobre divulgação científica. A equipe da Ascom atualmente é formada por Ben Rholdan (relações públicas e coordenador da Ascom), Jussara Kishi (jornalista), Vanessa Monteiro (jornalista), Adriane Terra (diretora de produção), Mariane Smith (artes gráficas), Mário Guerrero (fotógrafo), Augusto César (cerimonialista) e Renata Rodrigues (assistente em administração).

Esse foi o primeiro evento virtual promovido pela Ascom Ufra. A proposta é que mais encontros desse tipo ocorram, funcionando como cursos de capacitação aos servidores, contemplando mais pessoas da comunidade acadêmica. A ideia é que futuramente os cursos possam ter mais tempo de duração e sejam divididos em temas específicos de acordo com a demanda.

Conheça um pouco sobre a Ascom Ufra

A Assessoria de Comunicação da Ufra surgiu em maio de 1985, com a chegada da jornalista Jovelia Santos (Lia Santos) no quadro da instituição, à época ainda Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). No início, a Assessoria era vinculada à Unidade de Apoio a Extensão. Três meses mais tarde foi vinculada ao Gabinete da Diretoria, hoje Reitoria. Ainda sem computadores e acesso à internet, todo o material era produzido à mão ou em máquina de escrever. O primeiro informativo impresso da Ufra foi lançado em 1987: Jornal da FCAP.

Fotor 159363696100319

Fonte: Memorial Fotográfico da Ufra

Atualmente a Ascom Ufra possui sete servidores, que junto aos estagiários, são responsáveis pelo conteúdo do site e das mídias sociais da universidade, além da produção de matérias com os trabalhos e pesquisas produzidos pelos pesquisadores, sugestões de pauta para a imprensa, cobertura de eventos, artes gráficas, relacionamento com a imprensa e por trabalhar a divulgação científica dos seis campi da instituição. Além do site institucional, é possível encontrar a Ufra no facebook, youtube, no instagram e no twitter.

ascom1 2       ascom1 3

ascom1 1           ascomInsta

A ascom também criou o #OlharUfra, uma hashtag em que é possível encaminhar fotos e registros das paisagens da universidade.Esses registros são publicados tanto no perfil @olharufra (instagram), quanto nos demais perfis da universidade. Os registros formam uma galeria virtual colaborativa e as fotos publicadas compõe um calendário mensal. Ao final do ano, as 12 mais curtidas passam a fazer parte do calendário anual seguinte do @OlharUfra. Outro produto é o “Você Sabia”, com dicas e curiosidades, a partir de informações repassadas por profissionais da instituição. Tem também o “Folheando”, com dicas de leitura a partir de livros lançados pela Edufra; e o “Folha do Campus”, um boletim eletrônico com notícias de interesse da comunidade (temporariamente suspenso).

Acompanhe as mídias sociais da Ufra e fique informado sobre as principais notícias da universidade. Além de curtir os memes, acompanhar os eventos e compartilhar as notícias, você também pode propor sugestões, e entrar em contato conosco também pelo email ascom@ufra.edu.br .

Texto: Vanessa Monteiro, jornalista, Ascom Ufra