Página inicial > Últimas Notícias > Ufra e Prefeitura de Santo Antônio do Tauá firmam parceria para assistência técnica e extensão rural

• Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 11h13
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 12h10

Localizado no Nordeste Paraense, o município de Santo Antônio do Tauá possui uma expressiva produção de alimentos oriundos da agricultura familiar. Tendo em vista a baixa oferta de assistência técnica para atender à demanda na região, a Prefeitura do município assina acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O acordo visa à formação técnica de jovens, ofertando ensino profissional de qualidade e inserção no mercado de trabalho.

A parceria, que foi oficializada na última terça feira – dia 30 de junho – originou-se após manifestação de interesse dos gestores municipais - Secretaria de Educação e Câmara Municipal – em reunião com a administração superior da Ufra. Frente a isso, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, por meio da Diretoria de Assuntos Comunitários, e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) iniciaram as ações de aproximação junto a agricultores familiares de Santo Antônio do Tauá para entender suas necessidades.

O professor Leonardo Ferreira, que está à frente da parceria, explica que as principais demandas norteiam aspectos voltados para: análise de solo e recomendação de adubação; sustentabilidade e diversificação da cadeia produtiva da mandioca; certificação e produção orgânica de alimentos; diversificação de produção; criação e produção de animais de pequeno porte; produção de adubos orgânicos; reflorestamento; boas práticas de colheita e pós-colheita e comercialização de frutas e hortaliças.

Entre os objetivos estão implantar cursos de divulgação, atualização e capacitação de caráter extensionista na área das ciências agrárias e assegurar, através de ações de extensão, o direito dos alunos ao aprendizado de competências próprias da vida profissional e preparação para o trabalho.

“O acordo de cooperação técnica é uma ótima oportunidade de treinamento para os discentes e de levar assistência técnica de alta qualidade e baixo custo para as comunidades do meio rural”, afirma o professor. O ACT foi assinado no dia 30 de junho do ano corrente às 11h no gabinete da reitoria. Estiveram presentes no ato: o Reitor da UFRA – Professor Marcel Botelho, o Prefeito do Município de Santo Antônio do Tauá – Sr. Evandro Correa da Silva, o Pró-reitor adjunto de Extensão – Professor Jonas Castro e a secretária municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá - Bruna Leal.

ufra prefeitura santo antonio taua