Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Ufra Tomé-Açu publicam artigo em revista internacional Qualis A2

Alunos da Ufra Tomé-Açu publicam artigo em revista internacional Qualis A2

• Publicado: Quinta, 21 de Mai de 2020, 17h01
  • Última atualização em Quinta, 21 de Mai de 2020, 17h28

WhatsApp Image 2020 05 21 at 17.04.49

Dois estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Tomé-Açu, tiveram um artigo científico publicado no periódico internacional Drying Technology, de nível Qualis A2, uma das mais prestigiadas revistas no ramo de secagem de alimentos. Com o título “Low-cost automation for artificial drying of cocoa beans: A case study in the Amazon”, o trabalho tem a assinatura dos alunos Wagner Vitor dos Santos Furtado e Oziel Almada Vaz Júnior, participantes dos programas PIBIC e PIVIC, que foram orientados pelos professores da Ufra Tomé-Açu Arlindo Modesto Antunes e Pablo Henrique Caracciolo Gomes e pelo professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Tucuruí, Adonney Allan de Oliveira Veras.

Segundo o professor Arlindo Antunes, o objetivo do trabalho foi desenvolver um secador vertical de leito fixo automatizado de baixo custo para secagem de grãos/amêndoas para região amazônica. No Vale do Acará, explica, os produtores costumam fazer o processo de secagem natural ao sol de pimenta-do-reino e cacau, mas com isso ficam suscetíveis a fatores naturais, como chuva e humidade, o que influencia diretamente na qualidade pós-colheita. “O secador foi construído com tecnologia que permite a coleta de dados de temperatura e umidade relativa durante o sistema de secagem e o controle dos ventiladores de forma remota. Sendo assim, o projeto veio para inovar e tecnificar o processamento de produtos agrícolas na região. Agora, os produtores possuem o acesso a um secador simples, automático, acessado remotamente e que foi desenvolvido pela Ufra”, aponta.

Todo o estudo foi desenvolvido no campus Tomé-Açu, no Laboratório de Processamento de Produtos Agrícolas, por alunos de iniciação científica PIBIC e PIVIC. “Para o desenvolvimento da pesquisa, foi necessária a construção de um silo vertical, um sistema para aquecimento do ar de secagem e um ventilador. A automação do sistema foi executada com o auxílio de um conjunto de hardware: NodeMCU, Sensores e Relé. Um software aplicativo foi desenvolvido para o sistema Android, chamado DataSilo. Sua função foi acionar remotamente o motor do ventilador acoplado ao silo e coletar as informações fornecidas pelos sensores dentro do silo”, explica o professor.

O projeto estava cadastrado junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Proped) da Ufra com o título “Avaliação de desempenho de um sistema de secagem e armazenamento de grão de pimenta-do-reino para região Amazônica”. Esta foi a segunda publicação resultante do estudo, sendo o primeiro artigo divulgado pela revista Energia na Agricultura (Qualis B2), com o título: “Dimensionamento, desenvolvimento e análise de um protótipo para secagem de grãos e amêndoas na Amazônia Oriental”.

Mesmo contando com poucos recursos de infraestrutura e econômicos, ele destaca o esforço e a dedicação dos alunos para desenvolver o estudo proposto, que resultou na publicação do artigo em revista internacional de alto nível. “A ciência brasileira enfrenta desafios fora do comum. Contudo, mesmo sendo algo corriqueiro para muitos, este é o primeiro artigo científico de Qualis A e fator de impacto elevado ligado a alunos do programa de iniciação científica PIBIC e PIVIC do campus de Tomé-Açu. É um motivo para celebrar e mostrar para toda a comunidade científica que, mesmo enfrentando desafios, a ciência nunca dorme. Que toda comunidade possa vislumbrar que o futuro do Brasil está em nossos estudantes e professores”, ressalta.

Confira o artigo completo (em inglês), publicado em 19/05/2020: Low-cost automation for artificial drying of cocoa beans: A case study in the Amazon.

figura 1figura 2

figura 3