Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Notas de Pesar
Início do conteúdo da página
COMUNICADOS E NOTAS

Notas de pesar

  • Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 14h30
  • Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 09h50
  • Acessos: 10560

A Profa. Herdjania Veras de Lima, reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em nome de toda a universidade, se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor.

Breno Ricardo Serrão da Silva
Falecimento: 19 de setembro de 2022
Breno era Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde também cursou mestrado e doutorado. Este último, no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, de 2017 a 2021.
Atualmente fazia pós-doutorado através do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG Amazônia Legal) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical, do Museu Paraense Emílio Goeldi em parceria com a Ufra. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares e amigos de Breno pela dor de sua partida.

Ananda Luiza Barreto da Silva
Falecimento: 08 de setembro de 2022
Ananda era caloura do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) - campus Belém. Ela e seu pai foram vítimas do naufrágio ocorrido no dia 08 de setembro, quando uma embarcação naufragou próximo à Ilha de Cotijuba, em Belém - PA. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares, amigos e colegas de Ananda pela dor de sua partida. Estendemos nossa solidariedade aos familiares e amigos das demais vítimas do naufrágio.

Bruno Rafael Damasceno de Barros
Falecimento: agosto de 2022
Bruno era aluno da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Ingressou na instituição no primeiro semestre de 2020. Havia concluído o quarto semestre do curso de Medicina Veterinária. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares, amigos e colegas de Bruno pela dor de sua partida.

Hamilton da Silva Pinto Júnior
Falecimento: 05 de julho de 2022
O professor Hamilton ingressou no quadro da instituição em 1984, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Era lotado no Instituto da Saúde e Produção Animal (Ispa) e ministrava aulas no curso de Medicina Veterinária. Hamilton era Médico Veterinário formado pela FCAP em 1983, mestre em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (USP), com área de concentração em cirurgia experimental (1990), e doutor em Clínica Cirúrgica Veterinária, também pela USP (1995). Tinha experiência nas áreas de cirurgia geral e ortopedia em animais de companhia; clínica cirúrgica de equinos e animais de produção; e odontologia equina. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares e amigos do professor pela dor de sua partida.

Nilma do Socorro de Sousa Aires
Falecimento: 05 de maio de 2022
Nima ingressou no quadro da instituição em 1984, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Era Assistente em Administração, lotada na Biblioteca Central Lourenço José Tavares Vieira da Silva, campus Belém. Deixará saudades a todos que puderam conviver e compartilhar de sua companhia durante sua trajetória na instituição. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos seus familiares e amigos pela sua partida.

Nelma Cristina Macedo de Araújo
Falecimento: 13 de abril de 2022
Dona Nelma, como era carinhosamente conhecida, ingressou no quadro da instituição em janeiro de 1987, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Atualmente estava lotada na Divisão de Registro e Movimentação (DRM) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Em seus 35 anos junto à instituição, sempre mostrou-se dedicada e atenciosa. Prestou relevantes serviços à Ufra, tendo sido, inclusive, Superintendente de Gestão de Pessoas. Deixará saudades a todos que a conheceram e compartilharam de sua convivência.

Maria do Carmo Thomaz Sampaio
Falecimento: 31 de março de 2022
A servidora ingressou no quadro da instituição em 03 de agosto de 1960, na então Escola de Agronomia da Amazônia (EAA). Era Engenheira Agrônoma e foi professora titular da então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Se aposentou em outubro de 1997. Em março de 1999 retornou à instituição como professora substituta, se aposentando em janeiro de 2003. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares e amigos da professora pela sua partida.

Paulo Orlando Jorge Melém
Falecimento: 03 de março de 2022
O servidor atuou como professor adjunto de Genética na antiga Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP) e aposentou-se no início dos anos 2000. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares e amigos do prof. Paulo pela dor de sua partida.

José Wanderley Mascarenhas
Falecimento: 22 de fevereiro de 2022
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de fevereiro de 1977, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), atuando como professor adjunto por 32 anos, até se aposentar, em setembro de 2009. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares e amigos do prof. José pela dor de sua partida.

Antônio Horta Moreira
Falecimento: 29 de janeiro de 2022
O professor Horta, como era conhecido, era Médico Veterinário, com experiência em Medicina Veterinária Preventiva. Ingressou no quadro da instituição como professor adjunto em 1977, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), onde atuou por 37 anos, até se aposentar, em abril de 2014. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares e amigos do prof. Horta pela dor de sua partida.

Carlos Alberto Rodrigues Ferro
Falecimento: 14 de janeiro de 2022
Conhecido como Seu Ferro, o servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de junho de 1983, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), no cargo de Motorista. Após 35 anos de serviços prestados à instituição, se aposentou no dia 30 de abril de 2018. A comunidade acadêmica da Ufra se solidariza aos familiares e amigos de Seu Ferro pela dor de sua partida.

Antônio Lucio Gomes Almeida
Falecimento: 14 de novembro de 2021
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de dezembro de 1981, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), no cargo de Auxiliar Agropecuário. Estava lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Proped) quando se aposentou, em janeiro de 2020, após 38 anos de serviços prestados à instituição. A comunidade acadêmica da Ufra, em especial colegas de trabalho e administração superior, se solidarizam aos familiares e amigos de Lucio pela dor de sua partida.

Márcio Cardoso Soares
Falecimento: 11 de julho de 2021
Márcio era professor do campus Tomé-Açu, onde também exercia o cargo de Coordenador do curso de Ciências Contábeis. Ingressou no quadro da instituição em julho de 2017, sempre muito atuante e dedicado. Contribuiu com a educação e formação de profissionais na região. A comunidade acadêmica da Ufra, em especial colaboradores, professores, técnico-administrativos e alunos do campus Tomé-Açu se solidarizam aos familiares e amigos de Márcio pela dor de sua partida prematura.

Igor Vinicius Batista Coutinho 
Falecimento: 20 de junho de 2021
Igor era acadêmico do 9º semestre do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da Ufra campus Belém. A coordenação do curso, diretores, pró-reitores, juntamente com toda comunidade acadêmica da Ufra, se solidarizam aos familiares, amigos, colegas e professores de Igor pela dor de sua partida prematura, manifestando profundos votos de pesar.

Maria de Lourdes Andrade Quadros
Falecimento: 24 de maio de 2021
A servidora ingressou no quadro da Universidade em 05 de julho de 1993, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP) como Técnica em Assuntos Educacionais. Atualmente encontrava-se lotada no Instituto da Saúde e Produção Animal (Ispa) - Ufra campus Belém. Foram aproximadamente 28 anos de serviços prestados à instituição. 

Fabrício Khoury Rebello
Falecimento: 20 de abril de 2021
Fabrício era professor do Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos (ISARH). Ingressou no quadro da instituição em fevereiro de 2013. Possuía experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, Desenvolvimento Rural, Economia Regional e Urbana. A comunidade acadêmica da Ufra, em especial colaboradores, professores, técnico-administrativos e alunos do ISARH, se solidarizam aos familiares e amigos de Fabrício pela dor de sua partida prematura.

Edna Queiroz Bacellar de Carvalho
Falecimento: 14 de abril de 2021
A servidora ingressou no quadro da Universidade em 01 de novembro de 1984, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Se aposentou em junho de 2015, após 30 anos de serviços prestados à instituição. Foi lotada no Instituto da Saúde e Produção Animal (Ispa). 

Wilson Brandão Martins
Falecimento: 31 de março de 2021
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de novembro de 1984, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP) como Vigilante. Se aposentou em junho de 2018, após 33 anos de serviços prestados à instituição. 

Ana Keila da Silva Castro
Falecimento: 29 de março de 2021
A servidora ingressou no quadro da Universidade em junho de 2017. Era docente do campus de Capanema, no curso de Letras/Libras. Deixou uma grande contribuição para o processo de inclusão da instituição.

João Martins Vieira
Falecimento: 20 de março de 2021
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de setembro de 1981, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Estava lotado na Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), setor onde exercia o cargo de Assistente em Administração. Era servidor da instituição há quase 40 anos.

Sandra Maria Macedo Gonçalves Filgueiras
Falecimento: 18 de fevereiro de 2021
A servidora ingressou no quadro da Universidade em 01 de novembro de 1984, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Estava lotada na Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep), setor onde exerceu o cargo de gerente durante alguns anos. Exercia o cargo de Assistente Social. Era servidora da instituição há mais de 36 anos.

Carlos Alberto da Silva Almeida
Falecimento: 18 de fevereiro de 2021
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de novembro de 1984, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Era lotado no Instituto dê Ciências Agrárias (ICA), exercendo o cargo de Eletricista. 

Raimundo Nonato Cruz da Silva
Falecimento: 30 de janeiro de 2021
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de março de 1973, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Era lotado na Biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva, exercendo o cargo de Impressor. 

Inocêncio Conceição de Oliveira
Falecimento: 23 de janeiro de 2021
Servidor aposentado. Seu último cargo foi Auxiliar em Administração. Sua última lotação foi na antiga Superintendência Administrativa e Financeira/SAF, atualmente Diretoria de Finanças e Contabilidade - DFC. 

Manoel de Jesus Albuquerque
Falecimento: 20 de dezembro de 2020
O servidor, conhecido como Roberto, ingressou no quadro da Universidade em 01 de março de 1973, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Era lotado na Biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva, exercendo o cargo de Impressor. Foram mais de 47 anos de serviços prestados à instituição. 

Nonato Camarinha Rodrigues
Falecimento: 26 de outubro de 2020
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de dezembro de 1981, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), como Recepcionista. Trabalhou na Chefia de Gabinete. Era carinhosamente conhecido pela comunidade acadêmica como "Seu Tom". Após 38 anos de serviços prestados à instituição, se aposentou em abril de 2019. Deixará lembranças a todos que o conheceram e compartilharam de sua convivência.

Bruno Pinto Portilho 
Falecimento: 04 de outubro de 2020
Bruno era acadêmico do 5º semestre do curso de Engenharia Florestal da Ufra campus Belém. A Direção do Instituto de Ciências Agrárias (Ica), a coordenação do curso de Engenharia Florestal e pró-reitores, juntamente com toda comunidade acadêmica da Ufra, se solidarizam aos familiares, amigos, colegas e professores de Bruno pela dor de sua partida prematura, manifestando profundos votos de pesar.

Pedro Luiz Andrade 
Falecimento: 22 de setembro de 2020
Pedro era acadêmico do curso de Zootecnia da Ufra campus Paragominas. A Direção do campus e a coordenação do curso de Zootecnia Paragominas manifestam votos de pesar e se solidarizam aos familiares, amigos, colegas e professores do acadêmico, pela dor de sua partida prematura.

Wilson da Silva Pereira
Falecimento: 02 de agosto de 2020
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de março de 1973, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), como Assistente em Administração. Trabalhou na Diretoria de Finanças e Contabilidade (DFC). Após de 37 anos de serviços prestados à instituição, se aposentou em 09 de setembro de 2010.

Eduardo Borges Teixeira
Falecimento: 17 de junho de 2020
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 13 de agosto de 1984, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), como Auxiliar de Agropecuária. Estava lotado na Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep). Foram mais de 35 anos de serviços prestados na instituição.

Clodomir Costa Fernandes
Falecimento: 14 de junho de 2020
O colaborador prestou 15 anos de serviços à instituição, no campus Parauapebas. Clô, como era carinhosamente conhecido por toda comunidade acadêmica do campus, ingressou na Ufra como vigia. Nos últimos anos trabalhava como motorista. A Direção do campus Parauapebas expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares, e decreta luto oficial de três dias.

Antonio Jaime Pamplona Rodrigues
Falecimento: 24 de maio de 2020
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de novembro de 1984, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Era Impressor e estava lotado na Biblioteca Central Lourenço José Tavares Vieira da Silva. Foram mais de 35 anos de serviços prestados na instituição.

Demóstenes de Andrade e Silva Filho
Falecimento: 17 de maio de 2020
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 02 de janeiro de 1979, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), como Técnico de Laboratório. Foi lotado no Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Após 41 anos de contribuições à instituição, se aposentou em 28 de fevereiro de 2020. 

Nivaldo Silva Costa
Falecimento: 08 de maio de 2020
Nivaldo Silva Costa era prefeito municipal de Igarapé-Açú (PA). A Universidade Federal Rural da Amazônia, através de sua Unidade Fazenda Escola de Igarapé-Açú (FEIGA), lamenta profundamenteseu falecimeto, uma vez que durante sua gestão demonstrou interesse na parceria com esta instituição de ensino superior. Estendemos nossa solidariedade a todos os cidadãos do município.

Raimundo Paiva de Matos
Falecimento: 29 de abril de 2020
O servidor, conhecido como "Seu Paiva", ingressou no quadro da Universidade em 01 de março de 1973, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Foi lotado no Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos (ISARH). Após 45 anos de contribuições à instituição, se aposentou, em 29 de março de 2018. 

Manoel Oliveira Pacheco
Falecimento: 28 de abril de 2020
O servidor ingressou no quadro da Universidade em 01 de agosto de 1974, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Foi lotado na Prefeitura da Ufra. Após quase 37 anos de contribuições à instituição, se aposentou em 18 de maio de 2011. 

João Laureano da Silva
Falecimento: 26 de abril de 2020
João ingressou no quadro da Universidade em 11 de março de 1974, na então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). Foi lotado na Fitotecnia, hoje Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Também prestou serviços no Hospital Veterinário (HOVET/UFRA), sua última lotação, até sua aposentadoria, em 28 de janeiro de 2009. 

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil