Página inicial > Últimas Notícias > Ufra celebra 69 anos de ensino, pesquisa, extensão e pioneirismo na Amazônia

Ufra celebra 69 anos de ensino, pesquisa, extensão e pioneirismo na Amazônia

• Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 12h16
  • Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 20h18

WhatsApp Image 2020 04 17 at 15.42.42

Live comemorativa pelos 69 anos.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) celebra nesta sexta-feira, 17 de abril, o seu 69º ano de fundação. A mais antiga das universidades do Pará, que nasceu em 1951 como Escola de Agronomia da Amazônia (EAA), foi pioneira nas Ciências Agrárias na região Norte. Hoje, a universidade permanece relevante no cenário da agropecuária, mas expandiu sua grade para 41 cursos de graduação, que estão distribuídos estrategicamente nos campi Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.

Com mais de 11 mil alunos, atualmente a universidade forma profissionais de licenciaturas, Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Zootecnia, Administração, Engenharias Florestal, Cartográfica, de Pesca, Ambiental, entre outras áreas, desenvolvendo centenas de projetos de pesquisa, ensino e extensão e inúmeras parcerias internacionais e interinstitucionais. Oferece também 08 cursos em nível de mestrado, 05 cursos em nível de doutorado e a Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária.

Devido à pandemia de Covid-19, que causou a suspensão das atividades presenciais em todas as instituições de ensino pelo Brasil, o aniversário este ano está sendo celebrado de forma virtual. O reitor, professor Marcel Botelho, e a vice-reitoria, professora Janae Gonçalves, realizaram uma transmissão ao vivo comemorativa aos 69 anos, na fanpage da Ufra no Facebook, com tradução em Libras pela intérprete Etiene Vaz. A live ocorreu na manhã desta sexta. Na ocasião, eles relembraram um pouco da história da universidade, destacaram o crescimento e as contribuições da Ufra ao desenvolvimento sustentável da região e falaram, ainda, dos preparativos para os 70 anos, que serão comemorados em 2021.  Em breve, será lançado um edital para a escolha da logomarca dos 70 anos.

Para o reitor, apesar da situação atípica pela qual o mundo passa, existem muitos motivos para celebrar neste aniversário. “A Ufra é uma instituição singular na sociedade. Mesmo comemorando 69 anos, a nossa universidade continua jovem. Jovem porque ela se renova a cada ciclo de novos alunos, servidores, técnicos, professores, que trazem ideias novas, que reinventam e modernizam a instituição”.

Ele ressalta que, nos últimos cinco anos, a Ufra ampliou o quadro de servidores de aproximadamente 500 para mais de 1.500, entre professores e técnicos administrativos. O número de alunos também cresceu cerca de 40% com a criação de novos cursos e a expansão dos campi. Dos mais de 8 mil alunos matriculados e 11 mil ativos, 60% hoje estão fora do campus-sede, o que, para ele, mostra a forte presença da instituição no interior do Pará. A vice-reitora também destaca as transformações geradas pela Ufra nos municípios onde ela está presente, sendo essencial no desenvolvimento de todas essas regiões.

O professor Marcel Botelho salienta que, mesmo com a crise da pandemia, a universidade continua ativa. “Estamos oferecendo vários cursos de extensão de forma online, fazendo com que os alunos e a sociedade tenham a oportunidade de aproveitar aquilo que nós produzimos de conhecimento, de tecnologia, para o desenvolvimento sustentável da região. Mesmo na crise da pandemia, a Ufra não para. Administrativamente, estamos a pleno vapor, funcionando remotamente, mais uma vez nos reinventando, utilizando o home office de maneira eficiente e dando o exemplo para a sociedade de que é possível continuar contribuindo e sendo produtivo, respeitando a vida e preservando a saúde de todos”.

Confira a live dos 69 anos da Ufra, com depoimentos de alguns membros do quadro de servidores da universidade:

Texto: Jussara Kishi – Jornalista Ascom Ufra