Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Nota Oficial - Suspensão das atividades presenciais da UFRA por tempo indeterminado em função da pandemia da COVID-19
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Nota Oficial - Suspensão das atividades presenciais da UFRA por tempo indeterminado em função da pandemia da COVID-19

  • Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 10h41
  • Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 15h26

Considerando o agravamento da pandemia causada pela COVID-19 em todo o território nacional e em especial no nosso estado do Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA em reunião do Comitê de Gestão de Crise para o COVID-19, realizada no dia 24 de março de 2020, decidiu manter por tempo indeterminado a suspensão das atividades presenciais na UFRA, em todos os seus campi, que se iniciou desde o dia 19 de março de 2020.

O Comitê também homologou a deliberação da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e do Fórum de Coordenadores pela não adoção de Ensino a Distância - EaD como alternativa para execução das atividades acadêmicas suspensas. Essa decisão levou em consideração, principalmente, a impossibilidade de garantir que todos os discentes tivessem acesso aos materiais virtuais como as videoaulas.

Todas as atividades acadêmicas serão oferecidas integralmente após o fim da pandemia – quando o calendário acadêmico será ajustado em acordo com a legislação vigente, garantindo assim a qualidade na formação dos nossos discentes.

Nesse período de suspensão das atividades presenciais, a UFRA irá intensificar algumas atividades como: trabalho, por videoconferência, da Comissão de Reestruturação do Regulamento de Ensino; novos treinamentos online aos docentes no referente à utilização de ferramentas virtuais (EaD), visando a aplicabilidade das mesmas quando da reestruturação dos PPCs; cursos online de ambientação, aos docentes recém ingressados; reuniões virtuais para a restruturação dos PPCs, objetivando atender às novas diretrizes curriculares, a inclusão de ensino a distância, quando couber, e a uniformidade entre os cursos ofertados nos campi.

No âmbito administrativo, além das medidas determinadas anteriormente no Ofício Circular nº 06/2020 GR/UFRA foi deliberado a suspensão, no âmbito da UFRA, dos prazos administrativos para todos os processos que dependam de atividades presenciais para seu prosseguimento, enquanto for mantido o estado de calamidade pública de que trata o Decreto Legislativo nº 6, de 2020.

Nesse sentido, competirá à chefia de cada unidade da estrutura organizacional da Universidade justificar, em cada caso, a impossibilidade de execução de atividade de forma remota. O registro das atividades remotas administrativas e de gestão devem ser acordadas, individualmente, entre o servidor e sua chefia imediata.

Também ficam suspensos todos os eventos, reuniões presenciais, exames admissionais, periódicos, perícias médicas, concursos públicos, nomeações, posses, processos seletivos, cerimônia de formaturas e atendimento ao público externo de forma presencial. 

O atendimento ao público deverá ser realizado através dos canais de comunicação disponíveis no site da UFRA, exceto no protocolo central, que funcionará excepcionalmente de segunda a sexta, das 08h às 12h. Os setores serão notificados a respeito dos documentos que chegarem pelos Correios ao protocolo, para que se tomem as devidas providências.


SERVIÇOS COM ATIVIDADES SUSPENSAS:

Biblioteca

As bibliotecas estão fechadas por tempo indeterminado. As obras emprestadas deverão ser devolvidas assim que as atividades presenciais reiniciarem, sem multa aos alunos.

Pós-graduação

Considerando a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais em vigor na UFRA, a Proped informa que as aulas de pós-graduação, defesas de dissertações e teses ficarão suspensas por tempo indeterminado. Os cadastros de projetos de pesquisa continuarão, conforme procedimentos disponíveis no site da PROPED, via SIGAA. Os cadastros dos grupos de pesquisas do CNPq e a certificação feita pela PROPED continuarão normalmente. Aos discentes do PROIC, PROGRIDI, Mestrado e Doutorado, a PROPED sugere que conversem com seus respectivos orientadores, como forma de definir as melhores estratégias para que suas atividades não fiquem totalmente paradas (como por exemplo: revisões bibliográficas, tabulações de dados, análises estatísticas e etc). Informações pertinentes à pós-graduação, NIT, periódicos científicos da UFRA, bolsas vinculadas ao PROIC, PROGRIDI mestrado e doutorado (FAPESPA, CAPES, CNPQ) podem ser solicitadas através do e-mail: atendimento.proped@gmail.com e proped@ufra.edu.br

Carteirinha intermunicipal
 
A Pró-reitoria de ensino (PROEN) informou que estão prorrogadas as entregas dos requerimentos para cadastramento para emissões das carteiras de meia passagem intermunicipal. Os requerimentos deverão ser entregues na PROEN (caso de discentes do Campus sede) ou nas secretarias dos respectivos Campi até o dia 20 de maio.  Após esse prazo, as secretarias deverão encaminhar os requerimentos entregues pelos discentes à PROEN, que procederá o encaminhamento dos mesmos à ARCON, até a data de 30 de maio, prazo limite daquela instituição. Essa medida foi tomada segundo recomendado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado do Pará, e em função da suspensão das atividades administrativas e acadêmicas em virtude da Pandemia do COVID-19. 
 

Hospital Veterinário Professor Mário Dias Teixeira (Hovet)

Todos os serviços realizados pelo Hovet estão suspensos. O Posto de vacinação e o projeto Vida Digna, gerenciados pelo Hospital, também estão com as atividades suspensas.

Projeto Carroceiro

Todas as atividades suspensas, incluindo o recebimento e atendimento de novos animais.

*Recomendamos aos servidores, discentes, docentes e à comunidade em geral o acompanhamento nos canais oficiais da Universidade quanto à atualização das informações.

 


Leia a Portaria Nº 483 DE 24 DE MARÇO DE 2020, que trata sobre os prazos administrativos para todos os processos que dependam de atividades presenciais para seu prosseguimento, enquanto for mantido o estado de calamidade pública.

Leia a Portaria Nº 484 DE 24 DE MARÇO DE 2020, que constitui membros do Comitê de Gestão de Crise para o COVID-19, no âmbito da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Leia a Portaria Nº 485 DE 24 DE MARÇO DE 2020, que trata sobre a suspensão as atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), no âmbito da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil