Página inicial > EDITAIS, PROGRAMAS E SELEÇÕES > Campus Tomé-Açu lança Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente
EDITAIS, PROGRAMAS E SELEÇÕES

Campus Tomé-Açu lança Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

• Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 14h40
  • Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 14h54

Tomeacu especializacao banner

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do campus Tomé-Açu, divulga o primeiro edital de seleção para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Formação Docente (Especialização). O novo curso é gratuito e busca atender à demanda regional por aperfeiçoamento profissional e melhoria na qualidade do ensino, sendo voltado para a realidade rural da Amazônia paraense.

A oportunidade é para egressos de cursos de licenciatura, especialmente das áreas de Letras, História, Biologia, Pedagogia etc., e docentes dos ensinos fundamental e médio. Egressos de outras áreas também poderão cursar esta especialização, conforme seus interesses nas linhas de pesquisa do curso.

A especialização será ofertada de forma presencial, quinzenalmente, aos fins de semana, no campus Tomé-Açu, contando com uma carga horária total de 450 horas, divididas em quatro ciclos, além das Atividades Complementares e do Trabalho de Conclusão de Curso. Os alunos cursarão disciplinas das áreas de Linguagem (Estudos da Linguagem), Cultura (Estudos Literários e Culturais) ou Formação Docente (área Pedagógica).\

Para o coordenador geral, professor Marcelo Spitzner, o lançamento da pós-graduação demonstra o caminho sólido que o campus de Tomé-Açu tem traçado no compromisso de formar profissionais no município, bem como em todo o Vale do Acará, e  demonstra a maturidade do corpo docente, especialmente do curso de Letras Língua Portuguesa, e o aprofundamento das pesquisas nas áreas de linguagem, cultura, literatura e dos estudos da educação. “É, também, demonstração do compromisso do curso de Letras do campus em contribuir com a área da educação”, declara.

O edital disponibiliza 50 vagas, divididas em 25 vagas para ampla concorrência e para as seguintes reservas de vagas: 5 vagas para servidores da Ufra, 5  para pessoas com deficiência, 5 para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, 5 para quilombolas e 5 para indígenas. Não preenchendo as reservas de vagas, as vagas remanescentes são reconduzidas para a ampla concorrência.

As inscrições devem ser feitas, primeiramente, via SIGAA, até o dia 30 de março de 2020, através do link: https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=L. O curso terá início no dia 15 de maio de 2020.