Página inicial > Últimas Notícias > Ufra divulga nota de pesar pelo falecimento do ex-diretor Virgílio Libonati

Ufra divulga nota de pesar pelo falecimento do ex-diretor Virgílio Libonati

• Publicado: Sábado, 14 de Março de 2020, 13h33
  • Última atualização em Sábado, 14 de Março de 2020, 16h31

A Universidade Federal Rural da Amazônia comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor VIRGÍLIO FERREIRA LIBONATI, ex-diretor desta instituição, ocorrido na madrugada de hoje, dia 14 de março, em Belém.

Formou-se Engenheiro Agrônomo em 1954, na primeira turma de agrônomos da Escola de Agronomia da Amazônia, antecessora da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), hoje UFRA. Exerceu funções relevantes e importantes na nossa instituição: foi vice-diretor no período de 1969 a 1976. Foi diretor da então FCAP, de 1980 a 1984. Foi chefe de departamento da FCAP em diversas ocasiões e foi vice executor e depois executor do Convênio “EMBRAPA-FCAP Seringueira” onde desenvolveu – à frente de uma jovem equipe de pesquisadores – uma quantidade significativa de artigos técnico-científicos de considerável reconhecimento na pesquisa da heveicultura no Pará, Amazônia e no Brasil.

Antes de se aposentar exerceu o cargo de diretor técnico da EMBRAPA/CPATU na década de 1990. Mesmo aposentado, continuou a orientar diversos profissionais e estudantes, sempre contribuindo com as Comissões Editoriais da FCAP. É um dos autores mais completos sobre a história e o desenvolvimento da EAA-FCAP, sendo uma referência para todos os que desejam conhecer a História da Agronomia no Pará.

Sua prestação de serviços o levou a ser homenageado dando nome à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Virgílio Ferreira Libonati - que foi fundada nas dependências da universidade.

Em reconhecimento à sua destacada atuação profissional, como docente (1955-1995) e diretor desta instituição, sempre em defesa da universidade pública e em prol do desenvolvimento do Pará e da Amazônia, a Reitoria decreta luto oficial de três dias, sem suspensão das atividades acadêmicas e administrativas.

A Reitoria da Ufra expressa ainda suas sinceras condolências e solidariedade à sua esposa Célia Libonati, filhas, netos, familiares e amigos.

Belém, 14 de março de 2020.

Prof. Marcel do Nascimento Botelho

Reitor