Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Ufra campus Capanema participa da implantação de projeto de fruticultura
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Ufra campus Capanema participa da implantação de projeto de fruticultura

  • Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 10h13
  • Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 10h15

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) campus Capanema participou, no último dia 05, da implantação de um projeto de fruticultura na região Bragantina, no estado do Pará. Juntamente com a implantação do projeto, foi realizado um seminário, abordando temas da área.

O professor Ivan Martins, do campus Capanema, esteve presente no evento. Através da parceria, a Ufra irá desenvolver e melhorar os projetos com mandioca e fruticultura, inicialmente prestando apoio e consultoria para o monitoramento de pragas das culturas. Futuramente haverá a inclusão de outras áreas de atuação do campus. O projeto de fruticultura pretende testar a viabilidade e produção de sete cultivares de manga, três de mamão, um cultivar de maracujá, dois cultivares de banana, um de graviola e um de abacaxi.

O projeto será executado na propriedade do engenheiro agrônomo Benedito Dutra, no município de Tracuateua - PA, em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA). O agrônomo já vem trabalhando desde 2001 com a Embrapa Amazônia Oriental, através de projetos de produção de mandioca. A partir de 2017 passou a trabalhar juntamente com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, com a “Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária” (Projeto Reniva).

Estiveram presentes no evento o professor Ivan Martins; o agrônomo Benedito Dutra; o engenheiro agrônomo e radialista Gerson Moraes; o secretário municipal de agricultura de Augusto Corrêa – PA, Francisco Douglas; o pesquisador da Embrapa Cruz das Almas, Nélson Fonseca; além de produtores e técnicos da microregião Bragantina.

As atividades terão apoio do projeto “Entomologia na Amazônia: da Base à aplicação” (EABA), do Grupo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas (GEMIP) e do Planeta Animalia, que darão suporte através de projetos e consultorias para identificação e manejo de pragas e doenças. As análises de duas cultivares de mandioca, para verificar ocorrência de nematoides (vermes que parasitam as plantas), já foram realizadas. Em breve será realizado o monitoramento de pragas de mais de dez variedades de mandioca e das cultivares de frutas.

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil