Página inicial > Últimas Notícias > PESQUISA DA UFRA DESENVOLVE TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO EM BÚFALOS

PESQUISA DA UFRA DESENVOLVE TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO EM BÚFALOS

Pioneira nas pesquisas com inseminação artificial em bubalinos no Brasil, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) agora desenvolve também uma outra técnica de reprodução animal assistida aplicada a esta espécie da família dos bovídeos: a Fertilização In Vitro (FIV).

• Publicado: Terça, 17 de Março de 2015, 16h07
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h11

Os estudos na área de reprodução de búfalos na UFRA começaram por volta de 1975, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com testes para congelamento de sêmen de búfalos, que requer substâncias e meios diferentes daqueles utilizados para congelar sêmen de bovinos. Em 1981, uma equipe de pesquisadores, sob a coordenação do Prof. Dr. Haroldo Ribeiro, realizou as primeiras inseminações em búfalas na Ilha do Marajó. Da experiência, nasceram, então, quatro bezerros, os primeiros filhotes de búfalo nascidos com a utilização dessa biotecnologia no país e, possivelmente, na América Latina.

Desde então, muito se avançou nas pesquisas que visam ao melhoramento genético de bubalinos. No Brasil, o Pará detém a posição de maior produtor desses animais, com mais de 500 mil cabeças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2014). Hoje, o gado bubalino tem uma participação expressiva na economia paraense, sendo muito usado para a comercialização de carne e, principalmente, leite, do qual derivam queijos finos, como a muçarela de búfala.

Um dos motivos para o sucesso da produção de búfalos, que são de origem asiática, foi a fácil adaptação do animal à região, como explica o Prof. Haroldo Ribeiro: “A Amazônia oferece um habitat excelente para o búfalo, com milhões de hectares de regiões inundáveis, onde o bovino não consegue se reproduzir. Porém, da maneira que o animal vem sendo criado, extensivamente, o crescimento tende a ser lento. Como foram trazidos poucos animais para o Brasil, ocorreu uma consaguinidade muito grande e os animais começaram a diminuir em termos de peso, tamanho e fertilidade. Com a inseminação artificial, você traz um sêmen de um animal reprodutor de uma outra linhagem e, através da técnica, distribui democraticamente a qualquer produtor, grande ou pequeno”. Apenas uma coleta de sêmen pode render até 200 doses, e cada uma pode ser vendida por até R$ 10,00.

Novos estudos

Em janeiro de 2014, porém, os estudos na Universidade deram um salto, com o início das pesquisas com Fertilização In Vitro, técnica que consiste em realizar a fecundação fora do organismo do animal. Diferente da inseminação artificial, que beneficia produtores que não podem comprar um macho reprodutor de alto valor genético, a FIV é utilizada quando se tem uma fêmea comprovadamente melhoradora, de maneira a difundir seu material genético de forma mais acelerada e, assim, melhorar o rebanho como um todo, como explica o Prof. Dr. Sebastião Rolim:

“A princípio, se o produtor tem uma fêmea de alto valor genético – que produz mais leite ou tem um ganho de peso maior do que a média, por exemplo -, essa fêmea pode ser aspirada para a coleta de seus oócitos (células germinativas femininas). Esses oócitos são levados para o laboratório, é feita a fertilização com o sêmen de um animal também superior e esses embriões são transferidos para as fêmeas receptoras”.

Os principais objetivos da pesquisa com fertilização in vitro são: congelar sêmen com melhor qualidade, de maneira mais simples e barata; melhorar os meios de fertilização; aumentar o número de oócitos aspirados por animal; aumentar a quantidade de embriões produzidos por animal; obter maior número de gestações; e melhorar a produção de búfalos da região. O professor relata que as ferramentas utilizadas no início eram as mesmas utilizadas em bovinos, mas, por se tratarem de espécies diferentes, a eficiência não foi a mesma em bubalinos. “Existe a necessidade da realização destas pesquisas na tentativa de melhorar esses meios para que, assim como no caso dos bovinos, a técnica possa ser realizada na rotina das fazendas”.

Atualmente, o projeto encontra-se em fase de testes com embriões para verificar a taxa de produção. “Ainda não temos como viabilizar o embrião para o produtor, mas acreditamos que daqui a até três anos já possamos ter essa ferramenta de uma forma mais satisfatória”, revela o pesquisador.

A pesquisa é desenvolvida no setor de Reprodução Animal do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA) da UFRA, que é responsável pela criação dos animais e pelo congelamento do sêmen, e no Laboratório de Produção In Vitro da UFPA, responsável pela FIV. Outra importante parceira do projeto é a empresa Bubras, que cede todos os animais usados no estudo. “Essa parceria é fundamental porque hoje em dia, além de recurso público, a gente precisa também de recurso privado no Brasil para viabilizar pesquisas como essa, que é uma pesquisa cara e que precisa de equipamentos caros, manejo dos animais, pastagem e animais com alto valor genético”, diz o Prof. Rolim.

Entenda, no quadro abaixo, como funcionam as duas técnicas de reprodução animal:

Jussara Kishi – Ascom/UFRA

Fotos: Jennifer Nauar e Pedro Henrique Brito