Página inicial > Últimas Notícias > Agricultores familiares e técnicos de Castanhal participam de Dia de Campo na FEC

• Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 12h05
  • Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 12h05

dia de campo embrapa 2

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Secretária Municipal de Agricultura de Castanhal realizaram, nesta quinta-feira (20), um Dia de Campo na Fazenda Escola de Castanhal (FEC). O evento foi direcionado a agricultores familiares e técnicos de extensão rural da região, que puderam conhecer o sistema de produção dos alimentos biofortificados, participar da colheita e receber sementes e estacas para plantio.

O experimento com alimentos biofortificados foi implantado em outubro de 2019 e envolve o plantio de quatro cultivares que possuem maior teor de ferro, zinco e vitamina A: a batata-doce, o milho e as macaxeiras jari e dourado. Durante a colheita, os agricultores técnicos, professores e extensionistas também conheceram o trabalho da Rede Biofort e as iniciativas para ampliar a produção dos biofortificados na região nordeste do estado.

Estiveram presentes o gerente da FEC Raimundo Nonato Pereira da Silva, a engenheira agrônoma da FEC Daniely Florencia Silva de Souza e os técnicos da Embrapa Adalberto Pinheiro Nery, Jaime dos Santos Carvalho e Augusto Cesar da Silveira Andrade. O secretário municipal de agricultura de Castanhal, Francisco Carlos Almeida de Souza também participou da atividade.

A programação do “Dia de Campo Sistema de Produção de Cultivares Biofortificadas” incluiu atividades de campo, breve histórico sobre a fazenda-escola da Ufra, capacitação sobre diversos temas relacionados e roda de conversa.

dia de campo embrapa 3