Página inicial > Últimas Notícias > Primeira turma da Especialização em Educação Especial inicia atividades

Primeira turma da Especialização em Educação Especial inicia atividades

• Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 17h58
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 18h00

aula inaugural Ed especial 3

A primeira turma do curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional iniciou suas atividades na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Trata-se de um curso inédito na instituição, ofertado na modalidade presencial de maneira gratuita, no campus Belém, sendo voltado para pedagogos e outros profissionais que atuam junto a pessoas com deficiência. A especialização está vinculada ao Instituto Ciberespacial ICIBE e é uma proposição do programa de pesquisa e extensão EDUCAR – Acessibilidade na Educação, do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR).

A aula inaugural foi realizada no último dia 13. Participaram da mesa de abertura o reitor da Ufra, professor Marcel Botelho; o pró-reitor adjunto de pesquisa, professor Cândido Neto; o professor João Almiro, representando a direção do ICIBE; a coordenadora do Núcleo ACESSAR, professora Andrea Miranda; a professora Denise Costa, coordenadora da Educação Especial no município de Belém; e a professora Claudia Martins, representante dos docentes da especialização.

O curso pretende suprir a necessidade de capacitação dos diversos profissionais que lidam com a inclusão do público-alvo da educação especial, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade para todos, explica a professora Ana Guimbal. Segundo ela, a pós-graduação “possibilitará que os participantes possam desenvolver atividades junto à comunidade educacional sobre as problemáticas que envolvem as questões relacionadas à acessibilidade, tendo condições de construir ações de intervenção na sua realidade, expandindo para seu bairro e município e buscando alternativas de melhoria não somete para a instituição de ensino, mas também para a sociedade em geral”. Além disso, a ideia é promover uma maior articulação entre a Ufra e as secretarias municipais e estaduais e instituições de ensino privadas

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Jarbas Marcelino Silva. Também foi realizado o bate-papo inclusivo “Nada sobre nós sem nós”, com participação de anos do curso de especialização e representante da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

aula inaugural Ed especial 1