Página inicial > Últimas Notícias > Calouros 2020 participam de programação de acolhimento nos campi da Ufra

Calouros 2020 participam de programação de acolhimento nos campi da Ufra

• Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 13h10
  • Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 13h30

aula magna Belém 2020 Banner

Teve início nesta segunda-feira, 17, a programação da Semana do Calouro na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Com palestras, rodas de conversa, tours guiados, atividades recreativas e trotes solidários, a semana busca recepcionar os novos estudantes da instituição, aprovados no processo seletivo SISU/Ufra 2020, integrando-os à comunidade acadêmica. As aulas terão início no dia 02 de março. As programações são organizadas pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), direções dos campi, coordenações de curso, centros acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

No campus Capanema, a cerimônia de abertura ocorreu no dia 17, com palestras sobre “Regulamento de ensino” e “Estrutura e organização do campus Capanema”. À noite, a programação teve a participação do reitor, professor Marcel Botelho. O reitor também esteve presente na abertura da semana em Capitão Poço, ocorrida na manhã do dia 18. No campus, a programação contará com o projeto Nivelamento Acadêmico, voltado para os calouros dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal. O objetivo é auxiliar cerca de 150 novos alunos a superar possíveis lacunas deixadas pela educação básica nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa.

Em Tomé-Açu, a cerimônia foi realizada na noite do dia 17, com a presença da vice-diretora, professora Márcia Aviz, e coordenadores de cursos. A programação será encerrada no dia 21 com apresentações culturais. Já no campus Paragominas, a Aula Magna ocorreu na manhã do dia 18 e será realizada novamente à noite, com o tema “O respeito à diversidade como pauta para a construção de uma universidade inclusiva”. A palestrante é a professora Ana Lídia Cardoso do Nascimento, do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM).

Diversidade também foi o tema da Aula Magna no campus Belém, proferida pela professora Milene Maria Xavier Veloso da Universidade Federal do Pará (UFPA), no auditório Waldir Bouhid. A palestra tratou de diversidade, inclusão e respeito às diferenças nas universidades, abordando conflitos relacionados a racismo e outras formas de discriminação no ambiente acadêmico. A cerimônia de abertura contou com o reitor; a vice-reitora, professora Janae Gonçalves; e as pró-reitoras de Ensino, professora Ruth Falesi, Pesquisa, professora Nazaré Maciel, e Assuntos Estudantis, professora Iris Lettieri.

O professor Marcel Botelho deu as boas-vindas aos calouros e reafirmou a missão da Ufra de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. “Não se pode pensar na questão amazônica sem pensar nos profissionais de excelência formados por esta casa, fundamentais para o desenvolvimento da região”, declarou o reitor, destacando, ainda, valores como inclusão, diversidade, respeito e ética na instituição.

O coordenador geral do DCE, Gabriel Monteiro, que é graduando de Agronomia no campus Paragominas, também falou aos calouros presentes. “Este momento de entrada na universidade é muito especial. Às vezes a gente se depara com problemas, mas tenham a certeza de que escolher a educação é o melhor caminho para a vida de todos vocês. A Ufra é uma instituição com muita qualidade de ensino e ela vai estar no currículo de cada um de nós, então é importante que vocês se apropriem e cuidem dela”, disse.

Ana Maria Medeiros já cursava Medicina Veterinária em outra instituição, mas conta que decidiu ingressar na Ufra devido ao currículo e também à fazenda-escola da instituição. Já Paulo André da Silva Moy, calouro de Agronomia, conta que foi aprovado em sua terceira tentativa de ingresso e está feliz com o resultado. “Sempre gostei de animais e plantas e também gosto de cálculos, a e Agronomia une esses dois mundos. Eu já queria entrar na universidade pública e, quando vim fazer minha matrícula e vi o campus, gostei ainda mais da minha decisão”.

Nivelamento Elementar para Engenharias

No campus Belém, estão abertas as inscrições para o programa Nivelamento Elementar para Engenharias – NEPE 2020, que será realizado de 02 a 06 de março. A iniciativa da Ufra, através do Instituto Ciberespacial (Icibe) com apoio da PROEN, busca proporcionar ao aluno ingressante uma oportunidade de sanar algumas das dificuldades em disciplinas-base oriundas do ensino médio. Serão ofertados cursos nas áreas de Álgebra Linear, Cálculo, Física, Lógica de Programação e Química, atendendo a até 500 alunos de todos os cursos de Engenharia (inclusive Agronomia), Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Computação, Sistemas de Informação e Zootecnia. As inscrições são até o dia 28/01 e podem ser feitas em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScf5l6NSIhE-UPvO65C0TWOvDOxmsI77mWwlSJbMK1B_3O1LQ/viewform?vc=0&c=0&w=1

A Semana do Calouro 2020 segue até o dia 21 de fevereiro, com as programações específicas dos cursos. Com a entrada dos novos estudantes, o corpo da Ufra deverá alcançar 9.756 alunos, incluindo os novos cursos de Português, Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia de Alimentos (Belém) e Ciências Contábeis (Paragominas).

aula magna CCP

Campus Capitão Poço