Página inicial > Últimas Notícias > Ufra e Prefeitura de Colares debatem a implementação do projeto MANEJAÍ no município

• Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 12h37
  • Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 12h45

Reunião Colares 18

Ocorreu na última quinta-feira (13) uma reunião entre o comitê gestor do Centro de Referência em Manejo de Açaizais no Marajó (MANEJAÍ) e representantes da Prefeitura de Colares para discutir a implantação do projeto de manejo de mínimo impacto nos açaizais nativos no município. Por parte da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), participaram da reunião o professor Jonas Castro e o servidor Jean Patrick (PROEX), a professora Gracialda Ferreira e o grupo de Petianos, pelo PET Florestal. Também estiveram presentes o professor Eduardo Paes, como membro do comitê científico do Núcleo de Colares; César Andrade, do projeto Bem Diverso da Embrapa Amazônia Oriental; e o Procurador Geral do município de Colares, Rômulo Rodrigues Barbosa

Durante a programação, o Procurador Geral apresentou o perfil do município sob os aspectos sociais, econômicos e ambientais, destacando que a presença e a atuação da Ufra podem contribuir fortemente para o desenvolvimento municipal. O representante da Embrapa, César Andrade, fez uma apresentação sobre as atividades do Manejaí no Marajó, os principais resultados obtidos e os próximos passos para o ano de 2020.

No encontro, destacou-se que o sucesso de projetos desta natureza é sustentado na implantação de uma rede de parceiros com interesse e comprometimento com os resultados esperados. “O MANEJAÍ no Marajó tem dado certo graças à forte e consistente rede de instituições e pessoas que tem mantido seu comprometimento com o projeto”, diz a professora Gracialda Ferreira.

A Ufra é membro do comitê gestor do MANEJAÍ-Marajó desde 2018, representada pela professora Gracialda Ferreira, tutora do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Florestal (PET Florestal), e as atividades do MANEJAÍ são parte das atividades do grupo. Em 2020, será implantado o MANEJAÍ Região Metropolitana de Belém, que terá atuação na mesorregião Nordeste Paraense. Deverão compor o comitê gestor instituições de pesquisa e extensão e da sociedade civil que atuem com o manejo de várzeas para a produção agroextrativista nesta região.

Na universidade, os discentes do PET-Florestal estão trabalhando para implantar uma unidade de manejo de várzea na UD-Várzea, que servirá para a realização de treinamentos e desenvolvimento de pesquisas para orientar as atividades da região.

Para a professora, a implantação do MANEJAÍ em Colares será muito importante, “tanto na consolidação da universidade no município quanto na criação de mais um espaço para oportunizar melhorias no processo de formação de nossos alunos, pela proximidade do município com a Ufra-Belém”.

Mais informações sobre o Manejaí: www.manejai.com.br

Reunião Colares 16

Fotos da reunião: Abner Reis