Página inicial > Últimas Notícias > Cursinho Pré-Enem no campus Belém atende à comunidade gratuitamente

Cursinho Pré-Enem no campus Belém atende à comunidade gratuitamente

• Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 11h00
  • Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 11h14

cursinho enem 2020 banner

Ocorreu no último dia 03 a aula inaugural da turma 2020 do Cursinho Pré-Enem ISE – Identidade Social e Educacional, que funciona no campus Belém da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O curso é uma iniciativa do Instituto Atitude Social, com apoio institucional da Ufra, através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e atende gratuitamente jovens e adultos do bairro da Terra Firme e arredores.

O cursinho conta, atualmente, com 70 alunos, preparados por 35 professores voluntários – alguns deles, alunos de licenciatura da Ufra - para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem é utiliza como critério de ingresso em instituições de ensino superior do Brasil, tendo substituído o antigo vestibular em muitas delas. As aulas são noturnas e ocorrem no Pavilhão de Salas de Aula, em um espaço destinado para o cursinho desde 2018.

De acordo com a presidente do Instituto e coordenadora geral do projeto, Silvana Teixeira da Silva, a iniciativa busca atender à população de baixa renda. Os professores voluntários recebem ajuda de custo para passagens e alimentação e o instituto providencia o material didático necessário. Os resultados têm sido satisfatórios: “Este ano, até o momento, estamos com 25 aprovações em universidades públicas, sendo que estamos esperando as repescagens”, conta. Entre os aprovados estão Edivan da Silva Ribeiro, que obteve o 1º lugar no curso de Matemática da Universide Federal do Pará (UFPA), campus Belém, e Carolina de Jesus Pinheiro Araújo, 1ª colocada no curso de Zootecnia da Ufra Paragominas.

Para o reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, a inclusão social tem sido uma preocupação cada vez maior na instituição. “A universidade está oferecendo sua infraestrutura através de projetos de extensão universitária como este, que visa à preparação de parcelas menos favorecidas da sociedade para entrar na universidade. Certamente, estamos contribuindo não apenas para a inclusão, mas para uma transformação social”, afirma.

Para a vice-reitora, professora Janae Gonçalves, o trabalho desenvolvido em parceria com o Instituto Atitude Social tem sido fundamental. “Para nós, é uma felicidade enorme este trabalho em conjunto. Estamos contribuindo com a comunidade que está ao nosso redor, abrindo as portas da instituição para oportunizar a esses jovens uma preparação para ingressar no ensino superior”.

cursinho enem 2020 1

Alunos do cursinho aprovados em universidades públicas.

cursinho enem 2020 4

Aula inaugural da nova turma - 03/02/2020.