Página inicial > Últimas Notícias > Ufra participa do lançamento do programa “Start Up Pará”

Ufra participa do lançamento do programa “Start Up Pará”

• Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 12h51
  • Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 12h52

START UO PA 2

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), lançou no último dia 03, em Belém, o edital do programa “Start Up Pará”. O certame selecionará projetos de empreendedorismo inovadores e estratégicos que possam contribuir para o desenvolvimento do estado. O reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), professor Marcel Botelho, participou da cerimônia, que ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes. De acordo com o secretário Carlos Maneschy, o programa irá disponibilizar cerca de R$ 3 milhões neste primeiro ano.

O reitor da Ufra, na ocasião, foi o porta-voz de todas as instituições de ensino superior presentes. Ele destaca a relevância do “Start Up Pará” como forma de apoio à estruturação de ambientes promotores de inovação de base tecnológica e também como incentivo à cultura do empreendedorismo entre as universidades, que é hoje uma importante vertente na formação do novo profissional. “O profissional adequado ao mercado de hoje, às exigências da sociedade, precisa não só da formação acadêmico-científica, mas também que essa formação seja voltada ao espírito empreendedor, para o desenvolvimento de novos negócios, de novas soluções para o mercado. As universidades precisam desenvolver este aspecto empreendedor no perfil do profissional, e este edital traz essa possibilidade de incentivo para que as instituições caminhem nesta direção”.

O professor Marcel Botelho destaca, ainda, que muitos dos projetos a serem aprovados no âmbito do edital serão, provavelmente, iniciativas de egressos das próprias universidades. “Nós precisamos trabalhar muito bem isso junto aos nosso alunos e professores para que o empreendedorismo não seja apenas mais uma disciplina a ser oferecida e, sim, que seja realmente um perfil profissional”.

Durante o evento, o Governador Helder Barbalho também assinou o Projeto de Lei (PL) que destinará cerca de R$70 milhões anualmente para o desenvolvimento da ciência no Pará. O PL prevê a destinação de 20% dos recursos oriundo da Contribuição Financeira da Exploração Mineral (CFEM) para o setor.

Foto: Marco Santos – Agência Pará