Página inicial > Últimas Notícias > Instituições iniciam ações para implantação de Centro de Desenvolvimento Regional no Pará

• Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 11h16
  • Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 11h20

biotec

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) esteve presente durante o evento que deu início às ações para a implantação de um Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) no Pará. O encontro, promovido pela Organização Social BioTec-Amazônia, ocorreu no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, no último dia 27.

Além do reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, e do diretor-presidente da BioTec-Amazônia, professor José Seixas Lourenço, também estiveram presentes o vice-reitor do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), professor Sérgio Fiuza de Mello Mendes, o senador Zequinha Marinho e o Assessor Internacional e Interinstitucional da Ufra, professor Reginaldo Festucci Buselli. Por videoconferência, o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Márcio Miranda, também participou do encontro.

O CDR é um projeto que visa promover a discussão e a implantação de agendas de desenvolvimento que possam estimular a economia da região e fomentar a geração de emprego e renda. A interação entre os atores ocorre por meio de processos participativos como oficinas, fórum de debates e no decorrer da aplicação do projeto de pesquisa. No Brasil, o projeto é coordenado pelo CGEE, organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Atualmente, cinco projetos pilotos de CDRs estão em execução: Campina Grande (PB), Bagé (RS), Itapeva (SP), Brasília (DF) e Triangulo Mineiro (em fase de implantação). Os trabalhos dos CDRs são implantados através de articulação entre os atores locais dos setores público, produtivo e acadêmico, a fim de que possam ser desenvolvidos e implantados projetos de pesquisas produzidos nas instituições de educação superior (IES), ciência, tecnologia e inovação, por professores, pesquisadores e estudantes, voltados para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da respectiva região.

*Com informações e fotos da Ascom BioTec-Amazônia