Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Instituições iniciam ações para implantação de Centro de Desenvolvimento Regional no Pará
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Instituições iniciam ações para implantação de Centro de Desenvolvimento Regional no Pará

  • Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 11h16
  • Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 11h20

biotec

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) esteve presente durante o evento que deu início às ações para a implantação de um Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) no Pará. O encontro, promovido pela Organização Social BioTec-Amazônia, ocorreu no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, no último dia 27.

Além do reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, e do diretor-presidente da BioTec-Amazônia, professor José Seixas Lourenço, também estiveram presentes o vice-reitor do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), professor Sérgio Fiuza de Mello Mendes, o senador Zequinha Marinho e o Assessor Internacional e Interinstitucional da Ufra, professor Reginaldo Festucci Buselli. Por videoconferência, o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Márcio Miranda, também participou do encontro.

O CDR é um projeto que visa promover a discussão e a implantação de agendas de desenvolvimento que possam estimular a economia da região e fomentar a geração de emprego e renda. A interação entre os atores ocorre por meio de processos participativos como oficinas, fórum de debates e no decorrer da aplicação do projeto de pesquisa. No Brasil, o projeto é coordenado pelo CGEE, organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Atualmente, cinco projetos pilotos de CDRs estão em execução: Campina Grande (PB), Bagé (RS), Itapeva (SP), Brasília (DF) e Triangulo Mineiro (em fase de implantação). Os trabalhos dos CDRs são implantados através de articulação entre os atores locais dos setores público, produtivo e acadêmico, a fim de que possam ser desenvolvidos e implantados projetos de pesquisas produzidos nas instituições de educação superior (IES), ciência, tecnologia e inovação, por professores, pesquisadores e estudantes, voltados para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da respectiva região.

*Com informações e fotos da Ascom BioTec-Amazônia

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil