Página inicial > Últimas Notícias > Ufra participa do mutirão de plantio de mudas “Rota Pomar Paragominas”

Ufra participa do mutirão de plantio de mudas “Rota Pomar Paragominas”

• Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 14h11
  • Última atualização em Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 15h35

pomar Paragominas 2

Professores, técnicos, funcionários terceirizados e alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) campus Paragominas, bem como seus familiares, participaram, no último dia 23, do mutirão para o plantio de milhares de mudas frutíferas ao longo da PA 125, uma das rodovias que dá acesso à cidade de Paragominas. A ação, organizada pela Prefeitura, teve o objetivo de implementar o maior pomar frutífero público linear do Brasil, e marcou as comemorações pelo aniversário de 55 anos do município.

A professora Saly Takeshita explica que foram plantadas mudas de variadas espécies, tais como abacate, acerola, caju, jaca, laranja, lima-da-pérsia, ingá, jambo, coco, entre outras. Cada instituição ficou responsável pelo plantio em um perímetro da rodovia, além de se responsabilizar pelos cuidados iniciais necessários. A equipe da Ufra realizou o plantio de mudas de acerola e lima-da-pérsia ao longo de quatro lotes.

“A comunidade da Ufra sente-se muito honrada em fazer parte deste grande momento, e reforça sua contribuição para o engajamento ambiental e interação com a comunidade local”, declara a professora.

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Paragominas em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público, com apoio de instituições de ensino e diversas entidades públicas e privadas. A ação contou com a presença do Prefeito de Paragominas, Paulo Pombo Tocantins, e do diretor do campus, professor César Tenório de Lima. O mutirão teve participação de toda a comunidade paragominense.

A Rota Pomar Paragominas será o portal de entrada e de boas-vindas da cidade. O objetivo, além de plantar árvores frutíferas em um raio de 30 km ao longo da rodovia, foi de arborizar as margens da estrada e contribuir com a segurança alimentar da população, tornando a iniciativa ambientalmente sustentável e saborosa. A UFRA Campus Paragominas não podia ficar de fora dessa ação de impacto no município, colaborando com o plantio através de seus servidores, terceirizados e alunos, bem como disponibilizar infraestrutura de tenda e ônibus para o deslocamento das pessoas para o local de plantio. Paragominas está em festa, e esse foi o nosso presente ao munícipio que completou 55 anos e que sempre nos acolheu de braços abertos", disse o diretor do campus.

pomar Paragominas 5

pomar Paragominas 3