Página inicial > Últimas Notícias > Ufra lança vídeo em LIBRAS com a minuta do edital do Processo Seletivo 2020

Ufra lança vídeo em LIBRAS com a minuta do edital do Processo Seletivo 2020

• Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 12h22
  • Última atualização em Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 16h57

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) produziu, pela primeira vez, um vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) contendo a minuta do Edital do Processo Seletivo Ufra/SiSU 2020. Com duração de 11 minutos, o vídeo disponibiliza à comunidade surda as principais informações contidas no edital, traduzidas pelos intérpretes da instituição Alan Carlos Silva de Aviz e Etiene Vaz de Lima, com apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom).

O vídeo - que contou com a iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino da Ufra - contém informações sobre número de vagas, novos cursos ofertados, orientações sobre as inscrições no site do SISU – www.sisu.mec.gov.br -, bônus regional, reserva de vagas para alunos surdos, lista de espera e cronograma geral do processo seletivo.

De acordo com o intérprete Alan Aviz, o objetivo é garantir acessibilidade comunicacional aos candidatos aos cursos de graduação da Ufra durante todo o processo – da inscrição à matrícula -, atendendo à Lei de Libras (10.436) e à Lei de Acessibilidade (10.098). Aos candidatos que forem aprovados, também é garantido o apoio de intérpretes aos alunos surdos durante todo o período em que estiverem regularmente matriculados na Ufra.

Desde 2016, a Ufra oferta o curso de graduação em Letras – Libras no campus Belém, com 30 vagas anuais. De acordo com o Edital e o Termo de Adesão da Ufra ao SISU, a universidade adota a ação afirmativa com reserva de 08 vagas no curso de Letras – Libras para candidatos autodeclarados surdos.

Confira o vídeo: