Página inicial > Últimas Notícias > UFRA conta com estação meteorológica no campus Belém e disponibiliza boletim diário

• Publicado: Sexta, 10 de Janeiro de 2020, 12h46
  • Última atualização em Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 10h18

estacao meteorologica 2

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) conta, desde 2018, com uma estação meteorológica localizada dentro do campus Belém para monitoramento das condições atmosféricas. Agora, a universidade passa a disponibilizar um boletim meteorológico virtual, acessível a qualquer pessoa que tenha interesse. O boletim traz dados relativos a temperatura, umidade, vento, chuvas e evaporação, e é atualizado diariamente, incluindo finais de semana e feriados.

A estação é um projeto do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH) da universidade, sob coordenação do professor Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza. Ele explica que todas as atividades da sociedade que envolvem ser humano, animais ou vegetais acabam sendo influenciadas pelas condições da atmosfera, em maior ou menor grau. No caso das ciências agrárias, essas condições geram um grande efeito sobre a produção e a produtividade agropecuárias.

“Uma cadeia produtiva, vegetal ou animal, sofre influência de vários fatores, que vão desde a escolha da melhor cultivar ou do melhor animal, passando pelas condições ambientais para estocar o produto, o nível de ataque de doenças, nutrição etc. São vários os fatores, sendo a maior parte controlável. Mas um deles não se tem controle: o efeito do clima”, pontua. Neste cenário, explica o professor, o mínimo que se pode fazer é acompanhar e monitorar essas condições para depois fazer estudos correlacionando a condição da atmosfera naquele lugar com a resposta que aquela atividade teve.

Ele conta que a instalação de uma estação meteorológica era um projeto antigo na Ufra. Trata-se de um ambiente equipado com sensores para medição e registro das variáveis meteorológicas e climáticas. A estação está localizada às margens da estrada principal da Ufra, próximo ao Centro Docente. A área precisou ser escolhida cuidadosamente, pois as interações da superfície com a atmosfera registradas precisam ocorrer em um ambiente natural e livre de obstáculos.

Embora o espaço já estivesse em funcionamento desde maio de 2018, a estação ainda não contava com um espaço virtual para divulgação. “Agora temos uma página, acessada através do site do ISARH, e contamos com dois bolsistas PROEX que fazem a observação de manhã e de tarde nos fins de semana. Nós temos tanto sensores convencionais, que são aqueles que em que a pessoa vai até o local e faz a medição, quanto automáticos, que registram os dados para depois fazermos o download”, relata. A equipe faz o lançamento dos dados no banco de dados, realiza cálculos básicos e, a partir daí, gera o boletim diário.

A ideia é que qualquer pessoa, dentro ou no entorno da Ufra, possa se beneficiar com essas informações. Embora existam outras estações meteorológicas em Belém, o professor Paulo Jorge Souza destaca a importância de se ter estações em locais variados da cidade. “Tivemos um exemplo bem claro recentemente após uma chuva que alagou o centro de Belém e a área próxima ao rio. Quando o nosso aluno foi monitorar a chuva no dia seguinte, aqui havia chovido apenas 2 mm. É por isso que nós precisamos monitorar no lugar onde estão sendo realizados os experimentos”, informa.

O boletim meteorológico diário apresenta as variáveis básicas de regime térmico -  temperatura mínima e temperatura máxima -, e balanço de água – chuva e evaporação. “Aqui na Ufra nós trabalhamos com alguns experimentos no período de estiagem, por exemplo, e precisamos saber se a planta vai passar por algum tipo de déficit de água. Em uma análise rápida já é possível se ter uma ideia, sabendo o quanto está evaporando e o quanto está chovendo diariamente. Além da utilização dos dados em estudos, o boletim pode ajudar até mesmo moradores das áreas próximas à Ufra. O professor esclarece, ainda, que  a estação meteorológica da Ufra não oferece o serviço de previsão, pois este é um processo mais complexo feito pelos órgãos de monitoramento, tais como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Secretaria de Meio Ambiente.

O boletim meteorológico da Ufra é atualizado diariamente na página www.isarh.ufra.edu.br, acessando o ícone “Estação Meteorológica” no Menu Lateral.

estacao meteorologica 1

WhatsApp Image 2020 01 09 at 12.10.37