Página inicial > Últimas Notícias > Ufra fica entre as melhores instituições de ensino superior da região Norte do país em avaliação do INEP

• Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 18h37
  • Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 10h04
imagem sem descrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o desempenho das instituições de ensino superior (IES). Foram disponibilizados os resultados das IES obtidos através do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), referentes ao ano de 2018. A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) alcançou Nota 4 no IGC, ficando entre as melhores do estado do Pará.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Cada instituição é avaliada com uma nota que vai de 1 a 5. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo INEP.

Outro destaque foi o curso de Administração da Ufra campus Parauapebas, que alcançou a nota máxima geral entre todos os cursos de Administração avaliados na região Norte, ficando com a Nota 4 no CPC. Com este resultado, o curso se consagrou como um dos melhores do Brasil e o de melhor conceito entre as instituições públicas do Pará.

O resultado obtido pela instituição vem se repetindo nos últimos três anos consecutivos, reflexo de investimentos da gestão superior na melhoria dos processos e, principalmente, na infraestrutura dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados.

Entenda os índices de avaliação do INEP:

CPC: conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade). Na edição 2018, foram divulgados o CPC de 8.520 cursos de graduação.

IGC: indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos CPCs do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018), relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Na edição 2018, foram divulgados os indicativos de 2.052 instituições.

Com informações do portal do INEP.

Consulte os indicadores através do link: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/resultados