Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Ufra fica entre as melhores instituições de ensino superior da região Norte do país em avaliação do INEP
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Ufra fica entre as melhores instituições de ensino superior da região Norte do país em avaliação do INEP

  • Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 18h37
  • Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 10h04
imagem sem descrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o desempenho das instituições de ensino superior (IES). Foram disponibilizados os resultados das IES obtidos através do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), referentes ao ano de 2018. A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) alcançou Nota 4 no IGC, ficando entre as melhores do estado do Pará.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Cada instituição é avaliada com uma nota que vai de 1 a 5. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo INEP. 

Outro destaque foi o curso de Administração da Ufra campus Parauapebas, que alcançou a nota máxima geral entre todos os cursos de Administração avaliados na região Norte, ficando com a Nota 4 no CPC. Com este resultado, o curso se consagrou como um dos melhores do Brasil e o de melhor conceito entre as instituições públicas do Pará.

O resultado obtido pela instituição vem se repetindo nos últimos três anos consecutivos, reflexo de investimentos da gestão superior na melhoria dos processos e, principalmente, na infraestrutura dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados.

Entenda os índices de avaliação do INEP:

CPC: conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade). Na edição 2018, foram divulgados o CPC de 8.520 cursos de graduação.

IGC: indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos CPCs do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018), relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Na edição 2018, foram divulgados os indicativos de 2.052 instituições.

Com informações do portal do INEP.

Consulte os indicadores através do link: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/resultados

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil