Página inicial > AGENDA DE EVENTOS > Grupos de Pesquisas GEAMAZ, GEAM E GEMAS promovem conversa sobre Educação Ambiental no Ver-o-Peso
AGENDA DE EVENTOS

• Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 13h15
  • Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 13h31
  • Acessos: 738

Em busca de proporcionar um bate-papo sobre meio ambiente, educação e ciências socioambientais entre a UFPA, empresas e a comunidade, o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (GEAMAZ/UFPA), Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/NAEA), e Grupo de Pesquisa em meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS/ICSA) em parceria com diversos outros Grupos de Estudos e de   Pesquisas, irão promover o 1º Rolê de Educação Ambiental, no dia 14 de dezembro de 2019, sábado às das 7h às 10h. O evento ocorrerá às margens da Baía de Guajará, na maior feira livre da América Latina: o Ver-o-Peso. A participação é aberta a todos, sem necessidade de inscrições. Será disponibilizado certificado para os estudantes.

A ideia de criar esta ação surgiu a partir do desejo de inserir diálogos sobre desenvolvimento sustentável no cotidiano da comunidade que faz e frequenta o Ver-o-Peso. A programação será permanente e contínua, pretendendo com isso a elaboração de um Programa de Educação Socioambiental para o Ver-o-Peso e não se limitará apenas ao Ver-o-Peso, estendendo-se para outras feiras. Serão trabalhadas propostas existentes na Agenda 21, um documento que é resultado da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento”, mais conhecida como “Rio 92”, e foi assinado por 179 países e fundamentado nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio.

O motivo da escolha do Ver-o-Peso para receber a primeira edição do Rolê, de acordo com a professora Maria Ludetana Araújo, coordenadora do GEAMAZ, se deve ao fato de ser a maior feira aberta da América Latina e representar boa parte da cultura e culinária paraense, onde todos se encontram. “O Ver-o-Peso merece, por tudo o que ele representa, todo o nosso cuidado. Não só de quem vive a feira todo dia, mas de todos que vivem neste Estado. O Ver-o-Peso e as outras feiras precisam de um programa de educação ambiental permanente e contínuo”, disse.

A expectativa da organização é que essa troca de conhecimentos, saberes e fazeres entre a Academia e a Comunidade, seja realizada por meio de diversas atividades, como oficinas de reaproveitamento de resíduos e de orientações de como cuidar do ambiente; distribuição de mudas e arborização do Ver-o-Peso, com plantas em vasos; estímulo à participação social e ambiental daqueles que integram a feira; e incentivo a criação de uma campanha de educação socioambiental e cuidado do Ver-o-Peso, em parceria com outras Instituições, Empresas, Comunidades  e os trabalhadores e amigos deste local.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental da Amazônia, em parceria com o Grupo de Estudos em Educação Cultura e Meio Ambiente (GEAM/NAEA/UFPA), Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS/ICSA/UFPA), Grupo de Pesquisa em educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (GEMAS/ETRB), Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia (SOCID/UEPA), Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA/UEPA),de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM/UFRA), Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (GEDAM/UFRA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária   (EMBRAPA),Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Instituto Manguezal, Rede Paraense de Educação Ambiental (REDEPAEA) Instituto Amigos da Floresta Amazônica (ASFLORA), e com a Associação Novo Encanto, Secretaria de Meio Ambiente de Belém(SEMMA), Agencia Municipal de Água (AMAE).

Serviço:

1º Rolê de Educação Ambiental no Ver-o-Peso as margens da Baia do Guajará

Data: 14 de dezembro de 2019

Local: Pedra do Peixe, ao lado do Mercado de Ferro, no complexo do Ver-o-Peso

Evento gratuito e aberto a todos. Não é necessário fazer inscrições. Recomenda-se o uso de camisas brancas, para facilitar a identificação do grupo.

Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail geamazufpa@gmail.com e pelo telefone 99984-5158.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA

Confira a programação completa clicando AQUI