Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa / Tomé-Açu recebe Nota 4 em avaliação do MEC

• Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 12h46
  • Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 12h46

O curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa do campus de Tomé-Açu da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) recebeu a Nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), referente à avaliação in loco ocorrida no período de 24 a 27 de novembro de 2019, para fins de Reconhecimento de Curso. A nota equivale ao conceito “Muito Bom”, em uma escala de 1 a 5, conforme os parâmetros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Foram atribuídos os seguintes conceitos por Dimensão:

-Dimensão 1: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA - 4,56

-Dimensão 2: CORPO DOCENTE E TUTORIAL - 4,56

-Dimensão 3: INFRAESTRUTURA - 3,33

O curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa do campus Tomé-Açu foi o primeiro da área, na instituição. Suas atividades tiveram início em 2015, durante o processo de interiorização da universidade. Em setembro de 2019 se formou a primeira turma de profissionais. Atualmente, o curso conta com um quadro de 14 docentes e 196 alunos ativos.

Para o coordenador do curso, professor Marcelo Spitzner, o resultado reflete o intenso trabalho acadêmico e pedagógico do corpo docente, com envolvimento dos acadêmicos.  “Empreendemos ações inovadoras no ensino, na pesquisa e na extensão, com corpo docente e NDE atuantes e comprometidos, com responsabilidade social e sempre considerando os aspectos sócio-culturais-educacionais, com a participação entusiasmada dos estudantes”, afirmou.

O professor destaca, também, que apesar de ter muito a se fazer ainda pelo curso, sobretudo no que se refere a infraestrutura, aquisição de bibliografias e de espaços de atendimento individualizado aos discentes, a avaliação mostrou que o trabalho em equipe gerou resultados positivos. “A avaliação nos confirma que estamos no caminho certo, contribuindo com a missão institucional da Ufra de formar profissionais capacitados, compartilhar conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia através do campo da educação, de formação cultural-estética e crítica e de novas relações com as linguagens”, finalizou.