Página inicial > Últimas Notícias > Universidade realiza o II Seminário sobre Educação e Diversidade na Amazônia

Universidade realiza o II Seminário sobre Educação e Diversidade na Amazônia

• Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 13h01
  • Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 13h18

diversidade 19 2

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM) e do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), realizou entre os dias 27 e 29 de novembro o II Seminário de Educação e Diversidade na Amazônia, no Auditório Prof. Elias Sefer, no Pavilhão de Salas de Aula campus Belém.

Com o tema “Os movimentos sociais e a luta pela garantia dos direitos à educação pelos diferentes grupos que compõem a sociedade”, o encontro buscou discutir sobre o papel dos movimentos sociais no acesso à educação, explica a professora Ana Lídia Nascimento, coordenadora. Ela destaca que a universidade tem um papel fundamental, principalmente do esclarecimento das pessoas com relação ao tema. “Nós sabemos que aqui ainda há uma resistência muito grande sobre esses temas, por isso trouxemos esse debate para que a universidade, que é um grande disseminador de pesquisa, extensão e proposições. Então o objetivo é formar profissionais com o perfil de entender e respeitar essas diferenças que estão colocadas na sociedade brasileira como um todo”, afirmou.

Na conferência de abertura, a professora Edna Castro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), proferiu a palestra “A importância da organização dos movimentos sociais no contexto do Estado de Direito em tempos de crise”. Na ocasião, a professora falou sobre as dificuldades de acesso à educação na Amazônia pelas minorias sociais, e como a educação tem sido um campo de disputa entre o movimentos sociais e poder público.

Entre os temas abordados, estavam “Respeito às diferenças e à diversidade na educação superior”, “O acesso à educação para a população negra, indígena, do campo e com deficiência”, direitos LGBTI, direitos das mulheres, religiões afro-brasileiras e outros. A programação contou com mesas redondas, palestras, mostra fotográfica, programação cultural e, ainda, a I Mostra Acadêmica de Acessibilidade, Inclusão e Educação Especial – Relatos de Experiências Pró-Diversidade.

diversidade 19 1