Página inicial > Últimas Notícias > Ufra Belém sediou evento nacional sobre recuperação de áreas degradadas

Ufra Belém sediou evento nacional sobre recuperação de áreas degradadas

• Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 11h54
  • Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 11h57

sinrad 2

campus Belém da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) sediou, nos dias 26 e 27 de novembro, a 12ª edição do Simpósio Nacional Sobre Recuperação de Áreas Degradadas. Logo em seguida, nos dias 28 e 29 de novembro, foi realizado o Seminário Recuperação de Áreas Degradadas Bioma Amazônia, ambos promovidos pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade). Na instituição, os encontros foram coordenados pela professora Helaine Cristine Gonçalves Pires, da Ufra campus Capitão Poço.

Os eventos reuniram estudantes e profissionais de todo o Brasil no Auditório Waldir Bouhid. A programação incluiu palestras, rodas de conversa e discussões sobre temas relacionados a governança ambiental, manejo florestal sustentável, gestão de resíduos, biotecnologia, sistemas agroflorestais, entre outros. Além disso, houve apresentação de trabalhos e o lançamento do livro “Restauração Ambiental de Sistemas Complexos”, de autoria de Juarês Aumond, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

O simpósio é considerado o maior evento do Brasil sobre o tema, atraindo participantes do Brasil e do exterior. Já o seminário levou a experiência da Sobrade na realização de eventos voltados à recuperação de áreas degradadas nos biomas brasileiros, contemplando, nesta edição, o Bioma Amazônia. Os eventos objetivaram identificar e avaliar a recuperação de áreas degradadas, soluções práticas, casos de sucesso, formas de monitoramento, assim como promover discussões que permitam avançar no desenvolvimento de modelos úteis, para as atividades impactantes, em busca da sustentabilidade. De acordo com a professora Helaine Pires, trata-se de um evento de grande relevância para a Amazônia, e a universidade foi pioneira em discussões sobre o referido tema.

sinrad 1