Página inicial > Últimas Notícias > Ufra é destaque em indicadores de eficiência e qualidade durante o anúncio de liberação de R$ 125 milhões em recursos extras para universidades federais

• Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h41
  • Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 14h11

ufra weintraub

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) receberá um aporte de mais de R$ 2 milhões para investimentos. Na manhã desta sexta-feira (29/11), o reitor Marcel do Nascimento Botelho participou de entrevista coletiva juntamente com o Ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub, e o Secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. Na ocasião, foi anunciada a liberação de R$ 125 milhões em recursos extras para universidades federais. Esse valor será destinado para 63 instituições do país investirem em energia fotovoltaica (65%) e conclusão de obras (35%).

Segundo matéria publicada pela Agência Brasil, terão acesso a um volume maior de recursos as universidades que estiverem melhor classificadas em um ranking do ministério que avalia a qualidade e o desempenho e que tenham o menor custo por aluno.

ufra weintraub2

Na entrevista, o secretário de Ensino Superior, Arnaldo Lima, apresentou dados que demonstraram que algumas universidades federais mais eficientes recebem menos recursos por aluno e destacou aquelas com os melhores indicadores de qualidade, o que justificou a presença do reitor Marcel do Nascimento Botelho. A Ufra, por sua eficiência, que é o foco da atual gestão, foi destaque pela estratégia de minimizar os gastos com as despesas de manutenção da universidade (chamadas de despesas-meio) para ampliar e fomentar as ações essenciais da instituição (chamadas de despesas finalísticas), ou seja, o ensino, a pesquisa e pós-graduação e a extensão.

A Estratégia de Gestão eficiente da Ufra transformou um cenário onde 73% dos recursos estavam alocados em atividades de manutenção, com apenas 27% nas atividades finalísticas. Segundo o reitor, a projeção para 2020 é de que em torno de 50% sejam alocados em atividades-meio e 50% em atividades finalísticas – que são a missão da universidade.

Confira a coletiva completa clicando aqui.

Texto: Gestão Superior da Ufra