Página inicial > AGENDA DE EVENTOS > Ufra Belém promoverá II Seminário sobre Educação e Diversidade na Amazônia
AGENDA DE EVENTOS

Ufra Belém promoverá II Seminário sobre Educação e Diversidade na Amazônia

• Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 12h55
  • Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 14h31
  • Acessos: 2084

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM) e do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), promoverá, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2019, os eventos: II Seminário de Educação e Diversidade na Amazônia, IV Seminário Nacional de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologias e II Mostra Acadêmica de Acessibilidade, Inclusão e Educação Especial. Os eventos ocorrerão no campus Belém, com inscrição gratuita.

Este ano, o tema do evento é “Os movimentos sociais e a luta pela garantia dos direitos a educação pelos diferentes grupos que compõem a sociedade”. De acordo com Ana Lídia Nascimento, professora da Ufra e uma das coordenadoras do evento, o objetivo é promover discussões no campo da educação para a diversidade humana, os direitos humanos e a inclusão social e apresentar estudos e ações em educação e diversidade humana no contexto da universidade.

A professora destaca que a democratização do acesso à educação e aos demais direitos fundamentais que têm sido reduzidos à maioria da população brasileira será um dos principais assuntos abordados. “O evento vai destacar a importância histórica dos movimentos sociais na luta pela garantia dos direitos básicos, protagonizando a efetivação de políticas públicas quando estas são invisibilizadas e, muitas vezes, inacessíveis, fazendo funcionar o Estado de Direito que nossa Constituição apresenta e defende. Assim, o evento objetiva trazer a fala de sujeitos sociais, indígenas, quilombolas, povos de terreiro, educação do campo e pessoas com deficiência sobre o acesso ao Estado de Direito na sociedade brasileira”, explica.

A programação ocorrerá no Auditório do Pavilhão de Aulas do campus Belém e contará com mesas redondas, palestras e programação cultural. A inscrição é gratuita no site https://tinyurl.com/yy9zgszb. Para efetivar a inscrição, os participantes deverão levar 2kg de alimentos não perecíveis ou dois brinquedos no momento do credenciamento no evento.

Confira a programação no folder (clique para ampliar as imagens):

diversidade folder frente

diversidade folder costa