Página inicial > Últimas Notícias > Universidade adquire novo microscópio com imagens em alta resolução

Universidade adquire novo microscópio com imagens em alta resolução

• Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 16h20
  • Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 17h03

microscopio axio 3

O Laboratório Multidisciplinar de Microscopia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) adquiriu um novo equipamento para auxiliar nas atividades de pesquisa e ensino do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA): o microscópio Axio Scope A1 da Zeiss. O microscópio possui uma captura digital de alta resolução e permite focalização de seis pontos de vistas de posicionamentos diferentes. Além dessa nova aquisição, o laboratório já possuía 30 microscópios, os quais são utilizados por alunos.

A professora Elaine Guerreiro, que ministra aulas práticas de Histologia no laboratório conta com a aquisição possibilitou a melhoria na qualidade das aulas. “Antes nós tínhamos um microscópio mais simples com uma câmera VGA e com resolução da imagem inferior. Os alunos costumavam reclamar que não enxergavam bem com ele”.

O aluno Gerônimo Cabral, do 6° semestre de Medicina Veterinária, que também atua como monitor, conta que o equipamento possibilitou a melhor visualização das células. “Na questão das cores, o antigo ficava pálido ou totalmente preto e não apresentava as nuances, não permitindo ver os detalhes da imagem. Com o novo microscópio, a imagem fica muito mais nítida, dá para perceber se a célula é redonda, circunflexa. A percepção dos detalhes é muito melhor e, com isso, ganha o aluno, que consegue observar e assimilar o conteúdo melhor; o monitor, que consegue estudar mais sobre o assunto; e o professor, porque a qualidade do ensino passado por ele fica muito melhor”, opina.

A professora explica que os docentes de outras disciplinas que utilizam microscópio também podem fazer uso do laboratório, com agendamento prévio, tanto para graduação quanto para pós-graduação.