Página inicial > Últimas Notícias > Ufra Belém realiza o I Seminário de Fruticultura

Ufra Belém realiza o I Seminário de Fruticultura

• Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h17
  • Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h28

semin fruticultura 5

Teve início nesta segunda-feira, 11, no campus Belém, o I Seminário de Fruticultura e a I Mostra de Fruticultura do Pará, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Com o tema “Desafios e perspectivas da produção de frutas na Amazônia”, o evento possibilita debates do cenário da fruticultura no estado do Pará, visando contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico, difundindo e popularizando a fruticultura na região amazônica com base na realidade dos territórios rurais do Pará.

O evento é uma realização dos discentes das turmas de Fruticultura Tropical, do curso de Agronomia da instituição, e do Grupo de Pesquisa Ciência e Tecnologia em Sistema de Produção de Frutíferas na Amazônia - SIFRUTAM. A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório Prof. Elias Sefer, no Pavilhão de Salas de Aula.

A mesa de abertura contou com a presença da vice-reitora, professora Janae Gonçalves, do ex-vice-reitor da Ufra, professor Paulo Santos, da pró-reitora de ensino, professora Ruth Falesi, do pró-reitor de extensão, professor Eduardo Lima, do diretor de Instituto de Ciências Agrárias (ICA), professor Rodrigo Souza, da coordenadora do curso de Agronomia, professora Telma Batista, da coordenadora do evento, professora Antônia Bronze, do supervisor regional da EMATER, Wildison de Moraes, e do produtor rural de Tomé-Açu Michinori Konagano.

A vice-reitora destacou a importância das pesquisas e do desenvolvimento de tecnologia em fruticultura, de forma a desenvolver o setor na região amazônica de maneira sustentável e racional“. Ao final da mesa, foi entregue uma placa de homenagem ao professor Paulo Santos, por suas contribuições para o fortalecimento da fruticultura na região e por suas contribuições enquanto docente, na formação dos alunos do curso de Agronomia. A placa foi entregue pela coordenação do evento e pelo SIFRUTAM.

A programação do seminário conta com ciclo de palestras, mostras, mesa redonda e um talk show, com o objetivo de divulgar e destacar as potencialidades da fruticultura na Amazônia, contribuindo para o aprendizado acadêmico dos participantes, além proporcionar aos estudantes e ao público em geral conhecimentos sobre novas tecnologias e aproveitamento das frutas produzidas na Amazônia.

A coordenadora, professora Antônia Bronze, falou sobre os objetivos da programação. “Este evento serve para que a gente venha a discutir os rumos da fruticultura na Amazônia, e principalmente no estado do Pará, tanto com relação aos nossos alunos quanto com relação aos produtores rurais”, disse.

Oito formandos também foram homenageados com a premiação Frutos da Amazônia, entregue a alunos do curso de Agronomia que tiverem excelência na disciplina. Os discentes homenageados foram: Erika de Oliveira Teixeira; Francisco José Lima de Souza; Gabriel Ito dos Santos Teixeira; Igor Cristian de Oliveira Vieira; Jack Loureiro Pedroza Neto; Mateus Yan Freitas Silva; Saulo Fabrício da Silva Chaves; e Thalita Gomes dos Santos.

semin fruticultura 1

semin fruticultura 2