I EXPO LIBRAS leva jogos e atividades culturais à Praça Batista Campos neste domingo (17)
A ação busca divulgar à comunidade o curso de Letras Libras da Ufra, com uma programação interativa
Com o objetivo de proporcionar uma manhã de atividades lúdicas aberta a toda a população, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizará neste domingo, 17 de novembro, a I EXPO LIBRAS: Letras além dos muros da Universidade. O evento, que ocorrerá das 9h às 12h30, na praça Batista Campos, em Belém, busca levar para a comunidade os conhecimentos que vêm sendo construídos dentro da universidade pelos alunos do curso de Licenciatura em Letras Libras – Língua Brasileira de Sinais.
A ação é organizada pela coordenação do curso Letras Libras e pelo Centro Acadêmico de Letras Libras (CALL), com apoio do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM) e do Programa Amablibras. A programação contará com jogos, apresentações culturais e oficinas, abordando temáticas que tangem à Língua Brasileira de Sinais, à comunidade e à cultura surdas e à contribuição social do profissional de Libras.
De acordo com a coordenadora do EXPO LIBRAS, professora Carolina Libonati, é a primeira vez que a universidade realiza um evento com esse formato na área de Libras/ Educação de Surdos, em um espaço público. “Este formato visa a uma maior aproximação do curso com a sociedade. O evento tem como objetivo principal fazer com que o Letras Libras extrapole os limites da universidade, levando para a comunidade externa saberes que vêm sendo construídos pelos discentes do curso, informações sobre a Língua de Sinais, sobre o curso, e sobre quem é o profissional de Letras Libras e sua importância para a sociedade”, explica.
As atividades foram pensadas para melhor atrair o público e alcançar os objetivos do evento de forma lúdica e prática. Serão realizados jogos e dinâmicas, exposição de materiais pedagógicos (para divulgar e reconhecer os materiais/ instrumentos utilizados no processo de ensino-aprendizagem de Libras ou dos sujeitos surdos de modo geral, valorizando o trabalho dos discentes do curso); oficina de Libras, para uma maior aproximação dos visitantes com a língua-alvo do curso, assim como, divulgá-la e valorizá-la enquanto língua legítima da comunidade Surda brasileira; e apresentações culturais.
“Todas as atividades foram planejadas para receber a população, proporcionar uma interação e um contato mais direto com o evento e os saberes que ali serão compartilhados. Espera-se que o público não seja um mero visitante, mas sim, ativo e participante no processo de construção de saberes”, afirma a professora da Ufra.
Mais informações: instagram.com/callufra ou facebook.com/callufra.
Redes Sociais