Página inicial > Últimas Notícias > Grupo da Ufra participa do VI Simpósio Internacional sobre Qualidade e Conservação de Forragens em Piracicaba (SP)

• Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 11h57
  • Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 13h28

evento nacional forragens 3

Representantes do GERFAM no simpósio com pesquisadores da Universidade de Delaware (EUA) e Suécia

Nos dias 07 e 08 de novembro, ocorreu na cidade de Piracicaba (SP) o VI Simpósio Internacional sobre Qualidade e Conservação de Forragens (ISFQC). O simpósio ocorre a cada dois anos, com o objetivo de compartilhar ideias de pesquisa e aplicações práticas na área de qualidade e conservação de forragens, principalmente silagem. Pesquisadores da área de conservação de forragens do mundo todo participam do evento, buscando divulgar o que há de mais inovador na área e trocar experiências com o que é realizado aqui no Brasil.

Durante o evento, o Grupo de Estudos em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia (GERFAM) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) esteve presente, divulgando resultados de trabalhos desenvolvidos pelo grupo. Na ocasião, duas alunas do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia (PPGSPAA), Melany Souza e Amanda Queiroz, puderam expor trabalhos na forma de pôster, que foram realizados no grupo sobre realocação de silagens. A técnica, atualmente, vem sendo pesquisada e difundida, principalmente porque alguns produtores não possuem condições ou maquinário para produzir alimento conservado na forma de silagem para alimentação desses animais e acabam comprando silagem que foi realocada de outras fazendas produtoras.

Ainda durante o simpósio, um dos trabalhos da doutoranda Melany Souza foi selecionado para exposição na forma oral/inglês, o que permitiu que a pesquisa, que foi conduzida no grupo e na Ufra Belém, fosse divulgada para os pesquisadores dos maiores centros mundiais que trabalham com avaliação da qualidade de silagens.

O evento contou com exposição de diversas palestras sobre temas pertinentes à área. Entre os palestrantes, o professor Thiago Carvalho da Silva, da Ufra, proferiu a palestra intitulada Challenges and perspectives of tropical grasses silages (Desafios e perspectivas nas silagens de capins tropicais, em português), na qual traçou um panorama sobre as pesquisas realizadas com silagens de capins tropicais no mundo e o que há de mais inovador sendo pesquisado, além de pontuar novos direcionamentos para pesquisas futuras com silagens de capins tropicais.

evento nacional forragens 1

Discentes do PPGSPAA e membros do GERFAM expondo trabalho para pesquisadores da Suécia

evento nacional forragens 2

Professor Thiago Carvalho apresentando palestra sobre