Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Premiações de trabalhos e homenagens marcam os últimos dias do III Seminário de Integração da UFRA
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Premiações de trabalhos e homenagens marcam os últimos dias do III Seminário de Integração da UFRA

  • Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 18h41
  • Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 14h27

semin integ 2019 5 Copia

Encerra-se neste sábado, 09, a programação multicampi do III Seminário de Integração e XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Desde o último dia 04, o evento, que se consolida como um dos principais períodos do calendário acadêmico, movimenta a universidade e mobiliza estudantes e comunidade com apresentações de trabalhos, minicursos, palestras e outras atividades, integrando ensino, pesquisa e extensão.

Trabalhos - Entre banners, exposições orais e exposições didáticas, foram mais de 700 trabalhos apresentados nos seis campi, um recorde para o evento. Os trabalhos abordaram os diversos temas que remetem às áreas de conhecimento da Ufra. O aluno de Agronomia Gabriel Ito, por exemplo, apresentou o banner “Respostas fotoquímicas de dois materiais vegetais de açaizeiros ao estresse térmico”, um estudo que avalia os efeitos do aquecimento global em açaizeiros, com orientação do professor Hugo Pinheiro. “Segundo o IPCC, até 2100 pode haver um aumento da temperatura de 0,5 a 4 ºC, então temos que saber qual o impacto disso sobre as plantas. Já existem diversos trabalhos com produção de grãos, e o nosso Laboratório de Bioquímica quis trazer isso para o açaí, por ser uma espécie de grande importância socioeconômica para a região”, relata o estudante.

Já Vanessa da Costa, aluna de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, apresentou o trabalho “Cartografia do Comércio: uma análise das feiras livres do município de Ananindeua-PA”, sob orientação do professor Aurecílio Guedes. O estudo buscou analisar a dinâmica e as transformações socioespaciais pelas quais as feiras vêm passando, incluindo o comportamento dos consumidores e o perfil dos feirantes. “A gente percebeu que, mesmo com a presença dos grandes supermercados, a feira vem se mantendo e continua sendo de fundamental importância porque gera emprego e renda e ainda tem uma grande atenção da população”, explica.

semin integ 2019 7

Minicursos – A programação ofereceu, ainda, uma gama de oficinas aos participantes. Um deles abordou o tema “Levantamento aéreo com drone”, oferecendo noções básicas de levantamento de drone para mapeamento aéreo na agricultura de produção, na engenharia florestal, meio ambiente e nas zonas urbanas. Débora Cristina Salomão, aluna do 10º semestre do curso de Engenharia Cartográfica e uma das mininistrantes do minicurso, conta que durante as aulas os alunos puderam conhecer o equipamento, o processo necessário para levantar voo e o resultado final do serviço realizado.

O minicurso “Avaliação do desenvolvimento fetal de espécies amazônicas por meio da ultrassonografia”, ministrado pelos alunos Gessiane Pereira da Silva e Thyago Habner de Souza Pereira, abordou métodos de avaliação do desenvolvimento fetal de espécies de animais silvestres. Segundo Thyago Habner, é importante oportunizar aos alunos outras vertentes e métodos alternativos do uso da ultrassonografia, não apenas voltados para pequenos animais, além de ser do interesse de quem pretende seguir a docência ou pesquisa de doutorado e mestrado. “Também é importante para eles compreenderem um pouco mais da avaliação fetal e abordagem fisiológica e evolutiva dessas espécies. Então eles vão vendo como, desde o ventre, desde o momento fetal, os animais já estão sendo preparados para essa vida pós-natal silvestre na natureza”.

semin integ 2019 1

Homenagem à comunidade japonesa

Durante o encerramento oficial da programação do campus Belém, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 08, houve um momento alusivo aos 90 anos da imigração japonesa na Amazônia, comemorando no último mês de setembro. Em nome da Ufra, alguns membros da comunidade Nikkei (japoneses e seus descendentes) foram homenageados com a entrega de um diploma assinado pelo reitor, professor Marcel do Nascimento Botelho, em reconhecimento por suas contribuições ao desenvolvimento agrícola do Pará. O professor Lauro Ito fez um breve apanhado sobre o histórico da imigração na região e a efetiva participação dos japoneses na sociedade e na agricultura da região. Houve também a apresentação cultural de taiko, tradicional tambor japonês, pelo grupo Kodon. Os homenageados foram:

  • Professor Sueo Numazawa - docente da Ufra, exerceu o cargo de reitor da universidade entre 2009 e 2017. Natural de Tomé-Açu, foi a primeira personalidade da Amazônia a receber a comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, concedida pelo imperador do Japão.
  • Yasuo Kishi (in memorian), agrônomo, fundador e ex-presidente da Associação Nipo-Brasileira de Monte Alegre e da Associação Hortoflorestal de Monte Alegre e ex-presidente da Cooperativa Integral da Reforma Agrária de Monte Alegre (Cirama).
  • AMASA – Amazonas Indústrias Alimentícias S/A – Inaugurada em 1979, é uma das mais tradicionais empresas de pesca e beneficiamento de camarão rosa do Brasil.
  • Yoshiko Nishimura – Da colônia de Acará, a homenageada foi escolhida para representar todas as mulheres agricultoras da comunidade Nikkei do estado do Pará.

semin integ 2019 3

Trabalhos premiados

A programação do campus Belém foi finalizada com a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante a semana. Foram agraciados os três primeiros colocados nas categorias Banner Sustentável, Ensino, Extensão e Pesquisa. Foram agraciados, ainda, discentes de pós-graduação conforme relevância na produtividade no triênio 2017-2019. Confira a relação completa dos vencedores, contendo título do trabalho, orientado e orientador:

PREMIAÇÕES – III SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO – campus Belém

semin integ 2019 4

semin integ 2019 8

semin integ 2019 premios 2

semin integ 2019 premios

Fotos: Mário Guerrero

Tomé-Açu

No campus Tomé-Açu, o evento contou com 294 participantes e teve 110 trabalhos apresentados. Entre os palestrantes convidados estavam o professor Bruno Souza Silva, que proferiu sobre Educação no Campo. Também foram abordados temas como Reforma Tributária e Cultura do Dendê. O seminário também contou com a participação de alunos e professores do campus ofertando minicursos, Cinema em Debate e mesas debatedoras. “Este ano, pudemos observar um aumento na participação e no envolvimento da comunidade acadêmica com o seminário. Eu atribuo o sucesso deste evento ao fato de ter contado com uma comissão organizadora composta por 15 pessoas, sendo elas professores dos cinco cursos do campus e técnicos, além de cerca de 40 alunos. O fato de termos pessoas de todos os cursos na comissão fez com que o evento abrangesse todas as áreas, e de fato se observou uma integração”, afirma a professora Aline Medeiros Lima.

WhatsApp Image 2019 11 11 at 09.43.25

WhatsApp Image 2019 11 11 at 09.47.19

Seminário de Integração no campus Tomé-Açu

Paragominas

Em Paragominas, foram 132 inscritos e 71 trabalhos apresentados. De acordo com a professora Letícia de Abreu Faria, este número representa quase o dobro de trabalhos em relação à última edição do evento, em 2018. Entre os temas abordados nas palestras e debates, estavam a importância étnico-racial para o ensino superior, impactos ambientais na agropecuária, comunicação e divulgação científica e o papel das startups e das empresas juniores na universidade. O evento contou com convidados do IFPA, do SEBRAE e da SEMAGRI, entre outras instituições. A programação contou, ainda, com atividades como o Projeto Cinco Minutos, que proporciona à comunidade uma vivência de uma pessoa com deficiência, provocando uma reflexão sobre a importância da acessibilidade e da inclusão. “Tivemos o lançamento de um livro de poesias de um ano nosso; o The Voice Ufra no encerramento; e tivemos também uma dinâmica diferente este ano, colocando atividades extra-aulas no evento”, relata.

WhatsApp Image 2019 11 11 at 08.51.17

Seminário de Integração no campus Paragominas

WhatsApp Image 2019 11 11 at 08.52.42

Projeto Cinco Minutos

Capanema

O campus Capanema reuniu um total de 264 participantes e 89 trabalhos científicos. A programação contou com participação de representantes das seguintes instituições: Fapespa, SEBRAE, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, UDESC, Embrapa, Instituto Tecnológico Vale, VG Consultoria, Gestor Consultoria, Methodos Contabilidade Consultiva, KPMG Brasil e UFPA, além da própria Ufra. “A comissão organizadora e participantes avaliaram positivamente o evento, principalmente ao fato de as palestras terem sido proferidas por importantes pesquisadores e técnicos dos setores público e privado, que trouxeram informações valiosas sobre os desafios e tendências que os acadêmicos da Ufra enfrentarão no mercado de trabalho e o cenário futuro para o estado do Pará. Além disso, destacam-se a qualidade e a relevância dos trabalhos científicos apresentados, mostrando que a Ufra Capanema tem contribuído para o desenvolvimento da ciência na região nordeste do Pará, por meio das atividades de pesquisa desenvolvidas no campus”, afirma o professor Daniel Pinheiro.

WhatsApp Image 2019 11 11 at 12.21.18

Seminário de Integração no campus Capanema

WhatsApp Image 2019 11 11 at 12.21.49

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil