Página inicial > Últimas Notícias > Ufra e Vale desenvolvem projeto sobre percepção da atividade de mineração e sustentabilidade em áreas rurais de Parauapebas

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 11h55
  • Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 11h55

No dia 04 de novembro de 2019, professores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) deram início às atividades do projeto “Mineração e Sustentabilidade em Carajás (MISUC)”. O projeto é fruto de uma parceria entre a mineradora Vale S.A e a instituição, através do campus de Parauapebas e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO).

O projeto visa realizar uma série de diagnósticos no município de Parauapebas, sudeste do Pará, maior produtor nacional de minério de ferro. Serão analisados aspectos a respeito da percepção da população local sobre a atividade mineral, grau de conhecimento sobre as obrigações legais das empresas mineradoras, conceitos de sustentabilidade, além de levantamentos nas comunidades rurais do município, com a finalidade de desenvolver metodologia para estimar o Índice de Sustentabilidade Rural de Parauapebas (ISRP).

A equipe de gestão e execução da pesquisa é composta pelos professores do campus de Parauapebas, João Paulo Borges de Loureiro e Marcos Rodrigues, e pelo professor Marcos Antônio Souza dos Santos, do PGAGRO.

Para o professor João Paulo, desenvolver essa pesquisa será de grande relevância para o desenvolvimento sustentável da região. “Essa é uma excelente oportunidade de mostrar o potencial das parcerias entre a Ufra e empresas que atuam na Amazônia, contribuindo para geração de conhecimentos, além de orientar ações institucionais e corporativas em prol do desenvolvimento local sustentável”, disse.

Para o professor Marcos Antônio, o projeto será importante na formação de profissionais para atuar na região. “Durante os três anos de execução o projeto vai proporcionar, além das ações de pesquisa, a formação de estudantes de graduação e pós-graduação, reforçando o capital humano regional”, afirma.

João Coral, Gerente Executivo da Regional de Sustentabilidade Norte da Vale, afirma que o projeto está alinhado aos princípios e políticas de sustentabilidade da empresa e às agendas regionais e globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).

Ao todo, serão investidos pela Vale R$ 320.000,00, alocados em bolsas de iniciação científica e doutorado, além do custeio das pesquisas de campo entre os anos de 2019 e 2022. Também estão previstos a realização de dois simpósios para ampla divulgação dos resultados do projeto e debate sobre a temática entre membros da empresa, universidade e comunidade.

Texto com informações do professor João Paulo Borges de Loureiro.