Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho desenvolvido por acadêmicos da Ufra campus Tomé-Açu é premiado em evento do Conselho Federal de Contabilidade

• Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 16h35
  • Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 16h35

Nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2019, o Conselho Federal de Contabilidade e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará realizaram, no município de Santarém, o IX Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal (ECAL) e I Seminário Regional Interamericano de Contabilidade (SRIC).

Professores, técnicos e alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) – campus Tomé-Açu, participaram do evento. Ao todo, a comitiva da Ufra contou com 17 pessoas. O Encontro também contou com a presença de autoridades e profissionais da área, entre eles a Secretária de Estado de Cultura; Úrsula Vidal, o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda; a Diretora do campus da Ufra em Tomé-Açu, professora Ticiane Lima dos Santos; além de presidentes de conselhos regionais de Contabilidade de outras regiões do Brasil.

Durante a programação, alunos da instituição apresentaram quatro artigos acadêmicos. O trabalho intitulado "Características Empreendedoras dos Profissionais de Contabilidade de um Município da Amazônia Paraense", produzido pelos acadêmicos Warlen Cruz e Jackeline Procópio, sob a orientação do professor Michel Carvalho e coorientação do professor Márcio Soares, foi premiado como o melhor artigo acadêmico do IX ECAL / I SRIC. O artigo teve como objetivo pesquisar o perfil empreendedor dos profissionais de contabilidade da cidade de Tomé-Açu.

O evento, com o tema “A Prática Contábil para Desenvolvimento Sustentável”, contou com palestrantes nacionais e internacionais renomados na área. Foram debatidos temas como: contabilidade tributária, complace, inovação e tecnologia da contabilidade disruptiva, educação e contabilidade internacional. Para o professor Michel, receber essa premiação em um evento tão significativo na área de contabilidade é um grande incentivo aos acadêmicos. “Essa premiação permitiu aos calouros de Contabilidade perceberem que podem desenvolver sua iniciação científica de maneira excelente”, disse. Para o professor, o resultado contribuiu para a percepção da importância de desenvolver pesquisas no campus, de modo a aumentar a participação de discentes e docentes em eventos como esse.