Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Ufra participam de curso internacional na Noruega
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Alunos da Ufra participam de curso internacional na Noruega

  • Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 10h55
  • Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 10h56

 

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) estão participando do Curso Internacional de Ecologia em Floresta Tropical. Desde 2018, acadêmicos dos cursos de pós-graduação em Ciências Florestais e Botânica participam do evento. O curso é oferecido para as instituições membros do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), do qual a Ufra participa, juntamente com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade de Oslo (UiO), na Noruega.

O evento, que acontece anualmente, é realizado em duas etapas. A primeira ocorre no Brasil, na Estação Científica Ferreira Penna, do MPEG, localizada na Floresta Nacional de Caxiuãna, no Pará. Já a segunda etapa é realizada na Noruega, na Universidade de Oslo.

Na edição 2019, a primeira etapa do curso ocorreu de 20 de agosto a 7 de setembro de 2019, oportunidade em que os alunos trabalharam com metodologia de coleta de dados de fauna e flora. Também visitaram uma área de concessão florestal na Flona e a mineradora Hydro, em Paragominas. A segunda etapa está sendo realizada desde o dia 27 de outubro e segue até o dia 11 de novembro.

Pelo programa de Ciências Florestais da Ufra, estão participando do evento os discentes Caio Soares, Gabriel Máximo e Igor do Vale, que estão em Oslo. Os acadêmicos estão aprofundando seus conhecimentos, através da disciplina “Field course in tropical rainforest ecology and biodoversity” e desenvolvendo atividades relacionadas à extração de DNA, análise de dados em laboratório e escrita científica. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer a Hydro, em Holmestrand.

Para Gabriel Máximo, o curso promove uma oportunidade única de obter instrução teórica e prática com um vasto grupo de especialistas, facilitando a interação com esses profissionais e com estudantes noruegueses. “O curso promove capacidade de discernimento sobre ecologia tropical, flora e fauna, com foco no Brasil. Adicionalmente, tratará sobre a conservação da floresta tropical de uma perspectiva regional e global, concomitantemente com as ameaças futuras e atuais à biodiversidade pela atividade humana”, complementa. O foco do evento é desenvolver projetos de pesquisa de curta duração na floresta.

O curso todo é realizado em inglês, com aulas ministradas por professores das instituições membros do Consórcio (Ufra, UFPA, MPEG, University of Oslo e Norwegian University of Life Sciences). Com exceção de seguro viagem e alimentação durante a viagem até Caxiuanã, as despesas foram pagas pelo projeto.

A cooperação foi firmada em 2013, mediada pela empresa norueguesa Norsk Hydro, com o objetivo desenvolver pesquisas e ampliar os conhecimentos sobre a biodiversidade na Amazônia, promovendo integração entre o setor privado e instituições de pesquisa e ensino.

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil