Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais e alunos da Ufra recebem homenagem da Alepa pelo Dia do Agrônomo

Profissionais e alunos da Ufra recebem homenagem da Alepa pelo Dia do Agrônomo

• Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 13h57
  • Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 13h57

Profissionais e alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) foram homenageados em sessão solene pelo Dia do Agrônomo, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), ocorrida na quinta-feira, 24. A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Eraldo Pimenta.

A sessão ocorreu no Plenário Newton Miranda, no Palácio da Cabanagem. O evento contou com a participação de agrônomos de instituições públicas e privadas, secretários de governo, professores, pesquisadores, representantes de universidades, de associações ligadas ao setor produtivo e do Conselho Regional de Engenharia (CREA).

O Dia do Agrônomo é comemorado no dia 12 de outubro devido à primeira regulamentação da profissão, que ocorreu em 1933. O deputado Eraldo Pimenta propôs a homenagem devido à importância desse profissional no Estado do Pará. O parlamentar reconhece o empenho e a dedicação incansável do engenheiro agrônomo. “É inegável a participação ímpar do engenheiro agrônomo nesse contexto desenvolvimentista do Estado, não somente na Região da Transamazônica, como também em todos os rincões do Pará: Xingu, Baixo Tocantins, Baixo Amazonas, Sul e Sudeste, Marajó, Bragantina, ou seja, em qualquer região do Pará onde trabalha o homem rural, o ribeirinho, o pescador, o extrativista, o vaqueiro, o fazendeiro ou o pequeno agricultor”.

Para o reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, um dos homenageados na sessão, é importante o reconhecimento do trabalho realizado ao longo desses 68 anos de atuação da Ufra. “Essa homenagem reflete o trabalho de toda uma universidade. Hoje, não apenas o reitor está sendo homenageado, mas também os professores e, principalmente, os alunos”, acrescenta.

Gabriel Monteiro, aluno do 10º semestre do curso de Agronomia do campus Paragominas, também recebeu a homenagem. O aluno conta que foi uma grande surpresa ser homenageado ainda no período da graduação. “Estamos fazendo um trabalho importante pelo Diretório Central dos Estudantes da Ufra e, realmente, é muito gratificante receber essa homenagem por esse trabalho coletivo dos estudantes de todos os campi da universidade”.

No Brasil existem mais de 300 instituições que ofertam o curso de Agronomia e capacitam profissionais para o mercado de trabalho, entre elas a Ufra, que atua na pesquisa, na extensão e no ensino, formando profissionais atuantes em indústrias de alimentos, insumos, na gestão de órgãos e empresas agropecuárias e em diversos órgãos do poder público.

Compuseram a mesa da sessão solene o Deputado Estadual Eraldo Pimenta; o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier; o Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Pará, Luiz Pinto de Oliveira; a Coordenadora Regional da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Maria Gorete Gomes; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga; o Reitor da Ufra, Marcel Botelho; o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Carlos José Bispo; o Engenheiro Agrônomo Dilson Frazão; e o coanfitrião do evento e Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (AEAPA), Mérisson Rezende de Morais.

Homenageados:

Prof. Marcel do Nascimento Botelho: reitor

Prof. Manoel Malheiros Tourinho: ex-reitor

Prof. Walmir Hugo Pontes dos Santos: fundador da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (AEAPA)

Prof. Antônio Carlos Albério: ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA/PA)

Prof. Eduardo do Vale Lima: pró-reitor de extensão

Profa. Adélia Benedita Coelho dos Santos