Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais e alunos da Ufra recebem homenagem da Alepa pelo Dia do Agrônomo
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Profissionais e alunos da Ufra recebem homenagem da Alepa pelo Dia do Agrônomo

  • Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 13h57
  • Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 13h57

 

Profissionais e alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) foram homenageados em sessão solene pelo Dia do Agrônomo, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), ocorrida na quinta-feira, 24. A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Eraldo Pimenta.

A sessão ocorreu no Plenário Newton Miranda, no Palácio da Cabanagem. O evento contou com a participação de agrônomos de instituições públicas e privadas, secretários de governo, professores, pesquisadores, representantes de universidades, de associações ligadas ao setor produtivo e do Conselho Regional de Engenharia (CREA).

O Dia do Agrônomo é comemorado no dia 12 de outubro devido à primeira regulamentação da profissão, que ocorreu em 1933. O deputado Eraldo Pimenta propôs a homenagem devido à importância desse profissional no Estado do Pará. O parlamentar reconhece o empenho e a dedicação incansável do engenheiro agrônomo. “É inegável a participação ímpar do engenheiro agrônomo nesse contexto desenvolvimentista do Estado, não somente na Região da Transamazônica, como também em todos os rincões do Pará: Xingu, Baixo Tocantins, Baixo Amazonas, Sul e Sudeste, Marajó, Bragantina, ou seja, em qualquer região do Pará onde trabalha o homem rural, o ribeirinho, o pescador, o extrativista, o vaqueiro, o fazendeiro ou o pequeno agricultor”.

Para o reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, um dos homenageados na sessão, é importante o reconhecimento do trabalho realizado ao longo desses 68 anos de atuação da Ufra. “Essa homenagem reflete o trabalho de toda uma universidade. Hoje, não apenas o reitor está sendo homenageado, mas também os professores e, principalmente, os alunos”, acrescenta.

Gabriel Monteiro, aluno do 10º semestre do curso de Agronomia do campus Paragominas, também recebeu a homenagem. O aluno conta que foi uma grande surpresa ser homenageado ainda no período da graduação. “Estamos fazendo um trabalho importante pelo Diretório Central dos Estudantes da Ufra e, realmente, é muito gratificante receber essa homenagem por esse trabalho coletivo dos estudantes de todos os campi da universidade”.

No Brasil existem mais de 300 instituições que ofertam o curso de Agronomia e capacitam profissionais para o mercado de trabalho, entre elas a Ufra, que atua na pesquisa, na extensão e no ensino, formando profissionais atuantes em indústrias de alimentos, insumos, na gestão de órgãos e empresas agropecuárias e em diversos órgãos do poder público.

Compuseram a mesa da sessão solene o Deputado Estadual Eraldo Pimenta; o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier; o Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Pará, Luiz Pinto de Oliveira; a Coordenadora Regional da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Maria Gorete Gomes; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga; o Reitor da Ufra, Marcel Botelho; o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Carlos José Bispo; o Engenheiro Agrônomo Dilson Frazão; e o coanfitrião do evento e Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (AEAPA), Mérisson Rezende de Morais.

Homenageados:

Prof. Marcel do Nascimento Botelho: reitor

Prof. Manoel Malheiros Tourinho: ex-reitor

Prof. Walmir Hugo Pontes dos Santos: fundador da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (AEAPA)

Prof. Antônio Carlos Albério: ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA/PA)

Prof. Eduardo do Vale Lima: pró-reitor de extensão

Profa. Adélia Benedita Coelho dos Santos

Profa. Carmem Célia Costa Conceição

Prof. Geraldo Rodrigues Coqueiro

Profa. Heliana Brasil

Prof. Ítalo Augusto Souza Albério

Profa. Leila Sobral Sampaio

Prof. Marcos André Piedade Gama

Profa. Margarida Maria Brandão de Almeida

Profa. Maria Amélia Marinho Mota Silva

Profa. Natália Guarino Souza Barbosa

Prof. Pedro Emerson Gazel Teixeira

Prof. Rui de Souza Chaves

Prof. Sérgio Lopes de Gusmão

Profa. Patrícia da Silva Leitão Lima

Prof. Vicente Silva

Prof. Raimundo Thiago Lima da Silva

Prof. Leonidas Chuby

Acadêmicos:

Gabriel Monteiro

Gabriel Passos

Rayssa Monteiro

 

Texto: Isadora Simas

Fotos: Mario Guerrero

Ascom/Ufra

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil