Página inicial > Últimas Notícias > Ufra participa da 10ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia com atividades educativas e lúdicas

• Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 16h23
  • Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2019, 09h39

CT 2019 2

Despertar nas crianças o interesse pela profissão de médico veterinário através de simulações e brincadeiras é o objetivo do Vet Kids, um projeto de tecnologia social desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Gaia e pelo Programa de Educação Tutorial em Medicina Veterinária (PETVet) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto foi apresentado na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Belém. O evento, promovido pelo Governo do Pará, ocorreu de 23 a 25 de outubro na Estação das Docas e buscou difundir ciência e tecnologia no estado.

O coordenador do Vet Kids, professor Rinaldo Viana, explica que o projeto consiste na montagem de um mini-hospital veterinário, utilizando bichos de pelúcia para que crianças de 7 a 9 anos desenvolvam atividades como se fossem médicos veterinários, utilizando uma linguagem lúdica. “Além de despertar o interesse pela profissão em si, a gente busca criar conceitos nessas crianças sobre guarda responsável de animais, transmissão de doenças zoonóticas e preservação dos recursos faunísticos”. Somente nesta edição da Feira, cerca de 300 crianças participaram das ações do Vet Kids.

Envolvendo cerca de 30 alunos de graduação da Ufra, as atividades interativas abordaram diversos temas. O “Cão na coleira”, por exemplo, chama a atenção para os donos que deixam seu animal preso, sem água ou comida, enquanto saem para trabalhar. Já o “SOS Fauna” informa sobre as características de cada animal, habitat e comportamento, para despertar o interesse nas crianças. Há também atividades que abordam a transmissão da raiva por cães, o abandono de animais e a simulação de cirurgias veterinárias. Nesta etapa, os participantes são vestidos com jaleco cirúrgico, luvas, máscaras e gorros, para que tenham uma experiência mais real.

“Temos uma tartaruga (de pelúcia) que, quando se faz uma cirurgia em seu estômago, são retiradas tampas de garrafas e embalagens plásticas. Nós explicamos a eles que esses objetos são jogados nas praias e depois ingeridos pelos animais, que os confudem com comida”, relata o coordenador. “A ideia central é formar um cidadão mais consciente, mais preparado para viver em sociedade e que seja mais preocupado com a preservação do meio em que ele vive”, afirma.

Além da parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTET), o Vet Kids também conta com a parceria do Bosque Rodrigues Alves. “Para nós, é singular estar na Feira de Ciências. Tivemos uma grande projeção para o nosso projeto e para as nossas ações, com estande lotado. Vimos crianças emocionadas dizendo que foi o dia mais feliz das suas vidas. São depoimentos dessa natureza que nos movem a continuar com essas ações mesmo diante das adversidades. Como representantes da Ufra, acho que estamos ajudando a elevar o nome da universidade, mostrando de fato a sua contribuição à sociedade local e ao desenvolvimento da região”, disse o prof. Rinaldo Viana.

Além do Vet Kids, os alunos envolvidos no estande de 24 m² do PETVet/Gaia, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Animais Não Ruminantes (Nupean) e com o Instituto da Saúde e Produção Animal, desenvolveram outras ações, como o One Health, que procura difundir os conceitos de uma saúde única, ambiental, animal e humana.  A equipe também distribuiu cartilhas sobre zoonoses, mitos e verdades relacionados à alimentação, segurança alimentar etc. A Ufra contou, ainda, com um outro estande da instituição durante o evento, onde alunos de Engenharia Florestal apresentaram projetos e ações desenvolvidos no PET Florestal, sob coordenação da professora Gracialda Ferreira.

CT 2019 1

CT 2019 4