Página inicial > Últimas Notícias > Ufra realiza o III Encontro de Saúde e Qualidade de Vida no campus Belém

Ufra realiza o III Encontro de Saúde e Qualidade de Vida no campus Belém

• Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 13h26
  • Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 13h27

saúde qual vida 2019

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), promoveu nos dias 21 e 22 de outubro de 2019 o III Encontro de Saúde e Qualidade de Vida, como parte do Programa PROVIDA. A programação ocorreu no Auditório Prof. Elias Sefer, no Pavilhão de Salas de Aula, campus Belém. Com o tema “Do autoconhecimento ao cuidar”, o evento teve como objetivo proporcionar aos servidores informações sobre a importância do autocuidado, conscientizando-os para uma vida pessoal e profissional saudável.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da universidade, professor Marcel do Nascimento Botelho, do Pró-Reitor de Extensão, professor Eduardo Lima, e do representante da DSQV, o técnico administrativo Anderson Viera.

Para o reitor, trabalhar o autoconhecimento dos servidores é de extrema importância. “Falar de qualidade de vida tem sido uma grande preocupação, pois a gestão de pessoas é um dos pilares essenciais para a universidade”. Ele falou também sobre como os avanços tecnológicos vêm afetando a rotina dos servidores, “Estamos querendo trabalhar além da nossa capacidade de processamento, nos comparando com as máquinas e esquecendo do que nos faz humanos. Precisamos respeitar os nossos limites e também respeitar o limite dos nossos colegas”.

Anderson Vieira destacou que a programação foi pensada visando ao cuidado com aqueles servidores que cuidam. “Precisamos cuidar tanto da nossa saúde mental, quanto da saúde física para que, assim, possamos contribuir para o autoconhecimento. A gente vive na correria do dia-a-dia da universidade, com demandas tanto profissionais quanto pessoais, e nós, que cuidamos da saúde dos trabalhadores e dos estudantes, precisamos também nos autoavaliar e nos cuidar”.

A coordenadora do evento, a psicóloga e servidora da Ufra Elisenda Feio Libonati, explica que a programação é voltada para combater o adoecimento na universidade. “Hoje a instituição tem um importante grau de adoecimento dos servidores tanto quanto física quanto mentalmente e temos vários profissionais na área de saúde que cuidam destes servidores. Nossa ideia é trabalhar meditação, saúde mental, ambiente de trabalho e a inteligência emocional deles”.

A programação contou com diversas atividades voltadas aos cuidados com a saúde do servidor, como as palestras “Saúde mental x ambiente de trabalho”; “Humanismo em ação”; “E essa tal felicidade? Oficinas sobre Saúde e meditação”; e “Inteligência emocional”, além de atividade recreativa no contexto do trabalho, prática de yoga, verificação de pressão e diabetes e saúde bucal.

saúde qual vida 2019 2