Página inicial > AGENDA DE EVENTOS > “Outubro Rosa Pet 2019” conscientiza sobre câncer de mama em animais de estimação
AGENDA DE EVENTOS

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h16
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h16

A ação será promovida pela Ufra neste sábado (26), na Praça Batista Campos

Nos últimos anos, o mês de outubro se tornou um símbolo do combate ao câncer de mama em mulheres. O que nem todo mundo sabe é que a doença também atinge cadelas e gatas em grande escala. Com o objetivo de orientar a população de Belém sobre o assunto, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizará no dia 26 de outubro a 3ª edição do Outubro Rosa Pet 2019.

A ação é organizada pelo Instituto de Saúde e Produção Animal (Ispa) e pelos acadêmicos da Liga Acadêmica de Clínica Médica Veterinária (LACLIMEV). O evento ocorrerá das 8h às 14h, na Praça Batista Campos, sendo aberto ao público pet e seus tutores. O objetivo é realizar exames de palpação nos animais, visando à prevenção e ao diagnóstico precoce de câncer de mama em cães e gatos do sexo feminino, além de conscientizar os tutores sobre sintomas, medidas preventivas e tratamento. Na ocasião, também haverá distribuição de ração para os animais atendidos.

Cláudia Carvalho, residente da Ufra da área de Reprodução, explica que o câncer de mama é uma das alterações mais comuns em cadelas e gatas. Um dos principais fatores de risco é o uso de contraceptivos, mas também exercem influência a raça do animal e a sua alimentação, entre outros. Todos os dias, os veterinários do Hospital Veterinário (HOVET) da Ufra recebem diversos casos de tumor mamário, muitos deles em estágio avançado, devido à falta de informação dos tutores com relação aos sintomas e à doença.

Os profissionais da Ufra alertam que a castração é a melhor forma de prevenir o aparecimento de nódulos mamários, e quanto antes for feita - preferencialmente antes do primeiro cio -, melhor. Ao observar sinais de alteração, o tutor deve procurar um médico veterinário, pois somente este profissional pode realizar o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para o animal.

SERVIÇO:

III Outubro Rosa Pet