Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > AGENDA DE EVENTOS > “Outubro Rosa Pet 2019” conscientiza sobre câncer de mama em animais de estimação
Início do conteúdo da página
AGENDA DE EVENTOS

“Outubro Rosa Pet 2019” conscientiza sobre câncer de mama em animais de estimação

  • Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h16
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h16
  • Acessos: 1244

A ação será promovida pela Ufra neste sábado (26), na Praça Batista Campos

Nos últimos anos, o mês de outubro se tornou um símbolo do combate ao câncer de mama em mulheres. O que nem todo mundo sabe é que a doença também atinge cadelas e gatas em grande escala. Com o objetivo de orientar a população de Belém sobre o assunto, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizará no dia 26 de outubro a 3ª edição do Outubro Rosa Pet 2019.

A ação é organizada pelo Instituto de Saúde e Produção Animal (Ispa) e pelos acadêmicos da Liga Acadêmica de Clínica Médica Veterinária (LACLIMEV). O evento ocorrerá das 8h às 14h, na Praça Batista Campos, sendo aberto ao público pet e seus tutores. O objetivo é realizar exames de palpação nos animais, visando à prevenção e ao diagnóstico precoce de câncer de mama em cães e gatos do sexo feminino, além de conscientizar os tutores sobre sintomas, medidas preventivas e tratamento. Na ocasião, também haverá distribuição de ração para os animais atendidos.

Cláudia Carvalho, residente da Ufra da área de Reprodução, explica que o câncer de mama é uma das alterações mais comuns em cadelas e gatas. Um dos principais fatores de risco é o uso de contraceptivos, mas também exercem influência a raça do animal e a sua alimentação, entre outros. Todos os dias, os veterinários do Hospital Veterinário (HOVET) da Ufra recebem diversos casos de tumor mamário, muitos deles em estágio avançado, devido à falta de informação dos tutores com relação aos sintomas e à doença.

Os profissionais da Ufra alertam que a castração é a melhor forma de prevenir o aparecimento de nódulos mamários, e quanto antes for feita - preferencialmente antes do primeiro cio -, melhor. Ao observar sinais de alteração, o tutor deve procurar um médico veterinário, pois somente este profissional pode realizar o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para o animal.

SERVIÇO:

III Outubro Rosa Pet

Data: 26/10 (sábado)

Horário: 8h às 14h

Local: Praça Batista Campos - Belém

CARTAZ OUTUBRO ROSA PET 1 site

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil