Página inicial > Últimas Notícias > Círio da Ufra campus Belém chega à 16ª edição

Círio da Ufra campus Belém chega à 16ª edição

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 12h27
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 12h27

Cirio 2019 2

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizou na manhã desta quinta-feira (10) a 16ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, tradicional evento anual realizado pela comunidade acadêmica no campus Belém. O evento reuniu servidores, funcionários, alunos e moradores do entorno da Universidade. O Reitor, professor Marcel Botelho, e a Vice-Reitora, professora Janae Gonçalves, também participaram da romaria.

A procissão teve início às 8h50, partindo da entrada da Universidade e seguindo até o Prédio Central, com diversas homenagens da comunidade acadêmica durante o percurso. A primeira foi a do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Pará (SINDTIFES), seguida pela homenagem feita por alunos de ensino fundamental da Escola Professor Virgílio Libonati. Também foram feitas homenagens por parte das equipes do Projeto Carroceiro, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), do Hospital Veterinário (Hovet) juntamente com o Instituto da Saúde e Produção Animal (Hovet/Ispa) e do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (Isarh).

Ao final, foi realizada uma celebração no auditório Waldir Bouhid, conduzida pelo Padre Manoel Abraão Farias Pinto, da Paróquia São Domingos de Gusmão, localizada na Terra Firme, que é parceira do Círio da Ufra.

O tradutor/intérprete de Libras da Ufra, Alan Silva, conta que é uma emoção única participar do Círio da Ufra. “Ser a ponte comunicacional no Círio para essas pessoas, levar essas informações e o espírio de fé é maravilhoso”.

O servidor Antônio Lúcio Oliveira trabalha na Ufra há 39 anos e participou de todas as edições do Círio. Este ano, o servidor participou do evento doando água aos romeiros. “Este é o primeiro ano em que estou pagando a promessa que fiz a Nossa Senhora de Nazaré. Trouxe minha irmã e meu cunhado para ajudar a dar água para os romeiros”, contou.

Evilla Cristina, moradora da Terra Firme, participou pela primeira vez do evento na Universidade. “Sempre faço minhas caminhadas pela Ufra e, quando vi que hoje ia ter o Círio, aproveitei para vir acompanhar e chegar bem perto da santinha”.

História

O Círio da Ufra teve início em 2003, com uma pequena celebração realizada no hall de um dos prédios da Universidade. Na época, um grupo de 16 pessoas formou o Grupo de Oração Nova Semente que, no ano seguinte, organizou a primeira procissão. Desde então, o Círio da Universidade vem sendo realizado todos os anos, sempre na quinta-feira que antecede a grande procissão de Belém em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Cirio 2019 3

Cirio 2019 5