Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de coleta seletiva de resíduos durante o Círio tem apoio da Ufra

Projeto de coleta seletiva de resíduos durante o Círio tem apoio da Ufra

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 09h32
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 09h32

eco círio 4

Com o objetivo de contribuir e ampliar a coleta seletiva de resíduos sólidos durante as duas principais procissões do Círio de Nazaré, voluntários de diversas ONGs, empresas privadas, universidades e sociedade civil organizada somaram forças para desenvolver o projeto “Círio Sustentável”. O projeto, coordenado pela Guamá Tratamento de Resíduos, consiste em duas frentes de trabalho: a capacitação de catadores de resíduos recicláveis para a construção de Ecoestações de Coleta Seletiva; e o trabalho de educação ambiental durante as romarias.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), que é uma das apoiadoras, cedeu um espaço no campus Belém para a realização do curso de capacitação, que envolveu 20 catadores de cinco cooperativas de Belém. A capacitação ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de outubro, quando foram produzidas 14 estruturas, chamadas de Ecoestações, a partir de pallets doados para a iniciativa. Além disso, a Ufra, por meio da Prefeitura, também cedeu um marceneiro do quadro da instituição para auxiliar nas atividades.

O próximo passo é transportar as Ecoestações para os pontos autorizados pela Prefeitura de Belém, ao longo das transversais no trajeto da Trasladação e do Círio, que ocorrerão nos dias 12 e 13/10, respectivamente. Em cada estação, haverá educadores ambientais voluntários – cerca de 80 -, orientando as pessoas para garantir que sejam coletados apenas resíduos recicláveis. Todo o material coletado será doado às cooperativas de catadores para reciclagem e venda.

Para o reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, a parceria com o projeto está alinhada com as iniciativas da Universidade, que têm compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. “Ficamos felizes em participar desta iniciativa de qualificação profissional e de incentivo à conscientização ambiental, pois são ações que estão dentro dos propósitos da Ufra e que somam com a maior festa religiosa da nossa região”, afirma.

Para Brenda Lopes, diretora de projetos do Instituto Manguezal, explica que a ideia é conscientizar principalmente romeiros e voluntários que doam água mineral durante as romarias. “O mais importante é não misturar o resíduo orgânico com os demais, pois é ele o responsável pelo mau cheiro e por atrair animais”, diz. “As estações são uma oportunidade de aumentar a renda dos catadores e limpar a cidade”, resume.

O projeto Círio Sustentável também tem parcerias com Instituto Federal do Pará, Gemas-UFPA, Geamaz-UFPA, AnasConsul Ambiental, CataPará, Rede Recicla Pará, Secretaria Municipal de Saneamento, Prodepa, Awa Online e JK Auto Serviço.

eco círio 3

eco círio 2