Página inicial > Últimas Notícias > 1º Encontro do Projeto de Extensão Inclusão em Debate

1º Encontro do Projeto de Extensão Inclusão em Debate

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 08h58
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 08h58

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), promoveu, no dia 04 de outubro de 2019, no campus Belém, o 1º Encontro do Projeto de Extensão Inclusão em Debate.

O evento, com o tema “Depressão e Ansiedade na Universidade: um bate-papo sobre as barreiras acadêmicas”, foi coordenado pela professora e psicóloga Ana Paula de Andrade Sardinha e pela pedagoga Alcione Batista.  O Encontro, organizado pelos acadêmicos do curso de Letras Língua Português e Licenciatura em Computação da Ufra campus Belém, contou com o apoio do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR) e Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM).

Na ocasião, foram proferidas as palestras: “Por que falar sobre inclusão e saúde mental na universidade: Quais as barreiras?”, por Ana Paula Sardinha; e “Depressão e Ansiedade na Universidade”, por Elaine Regina Camargo Ferreira, psicóloga da Secretaria de Saúde do município de Tomé-Açu / Coordenadora e Psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família / Psicóloga do CAPS Tomé-Açu. A programação também contou o relato de vivência da professora do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA), Érika, Branco.

O projeto Inclusão em Debate tem como objetivo estimular as discussões sobre a inclusão social. Os problemas de saúde mental estão cada vez mais frequentes nas universidades e trazem impactos marcantes na saúde e bem-estar de docentes, técnicos e discentes, comprometendo o percurso acadêmico, diminuindo o rendimento, tanto acadêmico quanto de trabalho, e aumentando o índice de evasão e ausências no trabalho.  Os debates sobre saúde mental, no âmbito da instituição, buscam compreender as barreiras acadêmicas e atitudinais enfrentadas pelas pessoas acometidas por essas mazelas.