Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais e estudantes da Ufra participam de curso sobre gestão e manejo da fauna oleada

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 15h47
  • Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 15h51

Ocorreu, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2019, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) campus Belém, o curso "Gestão e Manejo de Fauna Oleada", promovido pela instituição em parceria com a empresa BP Energy.

O evento foi realizado pela AIUKA Consultoria Ambiental e contou com a participação de veterinários, biólogos e estudantes do curso de Medicina Veterinária envolvidos com a reabilitação clínica e manejo de animais silvestres, além de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA RJ).

O curso teve como objetivo promover a capacitação, para planejamento, resgate e reabilitação da fauna oleada (animais atingidos por óleo), visando a redução dos potenciais impactos à fauna marinha. A ideia é que as ações de proteção sejam direcionadas de forma preventiva, sejam com aves, mamíferos e/ou répteis.

O evento foi o primeiro módulo do curso, que contará, ainda, com um segundo módulo. A programação inicial se deu através do conteúdo teórico/prático. No segundo módulo será realizada uma simulação, onde a equipe receberá treinamento para realizar os procedimentos emergenciais de atendimento aos animais oleados.

De acordo com a professora Ana Sílvia Sardinha Ribeiro, tutora do programa de Residência em Medicina de Animais Selvagens da Ufra e Coordenadora do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (Geas/Ufra), o curso, no âmbito da Ufra, será de grande relevância, considerando que o Ambulatório de Animais Selvagens da instituição, eventualmente, recebe animais expostos a esses contaminantes. “Esse curso é de fundamental importância, trazendo reconhecimento e competência para a nossa equipe, além da consolidação de parcerias com empresas atuantes na área de resgate, manejo e fiscalização da fauna silvestre brasileira”, disse. Para a professora, é uma preparação para, no futuro, tornar a Universidade referência na Região Norte em atendimentos dessa natureza.