Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Carroceiro recebe representantes de 22 países para treinamento sobre bem-estar animal

• Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h25
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h25

Ocorreu, entre os dias 3 e 5 de setembro, em Belém, a reunião da Organização Internacional de Epizootias ou Enfermidades dos Animais (OIE), com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), membros do Projeto Carroceiro, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e de representantes de 22 países das Américas e da Europa.

O objetivo da reunião foi discutir políticas internacionais sobre bem-estar dos animais. Em reunião realizada na manhã do dia 5, foi debatido o tema relacionado a animais de tração. Já pela parte da tarde, houve um treinamento, realizado nas dependências do Projeto Carroceiro, da Ufra campus Belém.

O treinamento ocorreu em duas etapas: na primeira houve o reconhecimento do trabalho nas ruas, observando os principais fatores causadores das injúrias. Já na segunda etapa, foi realizado o reconhecimento das lesões observadas “in vivo” nos animais de tração, onde foram utilizados os animais internados para reabilitação no Projeto Carroceiro.

A Donkey Sanctuary, organização não governamental inglesa mais antiga no combate aos maus tratos em animais de tração, foi a ponte entre o Projeto Carroceiro e a OIE. De acordo com a Donkey Sanctuary, foi a partir da repercussão dos 16 anos de atuação do Projeto Carroceiro em atividades de reabilitação orgânica e psicológica dos animais de tração da grande Belém que o tornou o principal ponto de referência dessas atividades no Norte do Brasil.

Para o professor Djacy Ribeiro, coordenador do Projeto Carroceiro, esse treinamento traz reconhecimento, competência e respeito para a Universidade. “Foi de extrema responsabilidade receber 22 delegados do mundo todo aqui, temos estrutura física e pessoal altamente capacitado. Hoje temos cerca de 28 pessoas entre padrinhos(as), estagiários, bolsistas, residentes e tratadores, todos comprometidos com a causa. Acho que isto reflete o sucesso do trabalho. Espero sempre contar com o apoio da instituição para manter a proposta do projeto. O Projeto Carroceiro é um espelho da Ufra”, ressalta.

Texto e fotos: Isadora Simas