Página inicial > Últimas Notícias > Ex-Reitor da Ufra, professor Sueo Numazawa, recebe comenda concedida pelo Imperador do Japão

• Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 16h17
  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 16h29

O professor Sueo Numazawa, reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) entre os anos de 2009 e 2017, foi homenageado, no último dia 14, com a maior comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”. A condecoração, concedida pelo Imperador do Japão, foi entregue pela primeira vez a uma personalidade da Amazônia. A cerimônia foi realizada no Teatro da Paz, em Belém, em comemoração aos 90 anos da Imigração Japonesa na Amazônia.

O professor Sueo recebeu a comenda das mãos do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. Enquanto reitor da instituição, Sueo atuou para a implantação do campus da Ufra no município de Tomé-Açu, localidade onde se encontra uma das maiores colônias japonesas do Brasil e cidade de origem do ex-reitor. A criação do campus, além de cooperações com universidades japonesas, foi considerada de extrema relevância na área da educação, o que motivou a aprovação de seu nome pelo Imperador, para receber a homenagem.

O campus de Tomé-Açu foi implantado em 2013, com o propósito de atender à Mesorregião Nordeste Paraense e facilitar o ingresso de jovens da região no ensino superior público e gratuito. As atividades acadêmicas iniciaram em 2014, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atualmente, o campus oferta cinco cursos de graduação e conta com instalações próprias, inauguradas em 2017.

Em seu pronunciamento, o professor Sueo Numazawa destacou a importância da criação do campus Tomé-Açu, uma conquista para a região, que permitiu o acesso de jovens do interior em uma universidade pública. Para ele, o momento é de felicitações e agradecimentos, e receber tão alta comenda é uma grande honra. “De todas as condecorações que recebi, certamente essa foi a maior, e, com muita honra, recebo e quero compartilhar com toda a comunidade japonesa da Amazônia e, por que não, do Brasil”, disse.

A condecoração Ordem do Sol Nascente foi estabelecida pelo Imperador Meiji, em 1875, e é entregue anualmente como reconhecimento àqueles que realizam ações em prol do desenvolvimento de colônias japonesas em todo o mundo. A comenda recebida pelo professor foi instituída como a Primavera do Trigésimo Ano da Era Heisei, do imperador Akihito. Em maio de 2019 começou o reinado da nova Era Reiwa, com o Imperador Naruhito, seu filho primogênito.

Texto: Ascom Ufra

Fotos: Professor Sueo Numazawa