Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Ufra adquire equipamentos de tecnologia assistiva para inclusão de alunos com deficiência
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Ufra adquire equipamentos de tecnologia assistiva para inclusão de alunos com deficiência

  • Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 14h22
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 16h14

 

A coordenação do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), recebeu, no dia 10 de setembro de 2019, equipamentos adquiridos pela instituição para auxiliar no atendimento de alunos com deficiência. A entrega foi realizada na sede do Núcleo Acessar, pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, professora Íris Lettiere.

A utilização das tecnologias assistivas pela Ufra busca proporcionar e ampliar as habilidades e inclusão das pessoas com deficiência, através de atendimento especializado. Atualmente, 46 alunos com deficiência, devidamente registrados, estão matriculados na instituição e poderão usufruir dessas tecnologias em suas atividades acadêmicas. Os materiais adquiridos foram: cinco scanners com voz, um teclado ampliado, uma máquina fusora, uma lupa eletrônica, seis teclados colmeias, seis multiplanos, duas cadeiras de rodas e oito mesas escolares acessíveis. Os equipamentos ficarão disponíveis no Núcleo Acessar, buscando dar suporte, tanto aos acadêmicos quanto às pessoas atendidas pelo Núcleo. A biblioteca e os campi fora de sede também serão contemplados com alguns desses materiais. Professores, coordenadores e alunos poderão solicitar utilização dos equipamentos para atendimento de pessoas com deficiência, de acordo com as necessidades.

Estiveram presentes, no ato da entrega, a Diretora de Inclusão Social e Diversidade da Ufra, Eliza Sena; a Coordenadora do Núcleo Acessar, professora Andrea Miranda; além de membros da equipe do Acessar e alunos.

Outras tecnologias, como impressora braille, ampliador de tela, linha braille e leitor autônomo ainda estão em processo de compra pela instituição.

 

Estiveram presentes na entrega dos equipamentos:

Equipe do Núcleo Acessar:

Grasiano Vieira, Pedagogo

Alcione Batista, Pedagoga

Ana Paula Sardinha, Professora

Juliene Ferreira, Técnica em Tecnologia da Informação

Paulo Rodson, Técnico de Tecnologia da Informação

Alunos:

Edson Abreu Filho

Jeniffer Thayna Souza

Glória Gabrielle Santos

Rose Elizabeth Santos

 

Fotos: Brendo Pereira

Ascom / Ufra

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil