Página inicial > Últimas Notícias > Ufra adquire equipamentos de tecnologia assistiva para inclusão de alunos com deficiência

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 14h22
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 16h14

A coordenação do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), recebeu, no dia 10 de setembro de 2019, equipamentos adquiridos pela instituição para auxiliar no atendimento de alunos com deficiência. A entrega foi realizada na sede do Núcleo Acessar, pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, professora Íris Lettiere.

A utilização das tecnologias assistivas pela Ufra busca proporcionar e ampliar as habilidades e inclusão das pessoas com deficiência, através de atendimento especializado. Atualmente, 46 alunos com deficiência, devidamente registrados, estão matriculados na instituição e poderão usufruir dessas tecnologias em suas atividades acadêmicas. Os materiais adquiridos foram: cinco scanners com voz, um teclado ampliado, uma máquina fusora, uma lupa eletrônica, seis teclados colmeias, seis multiplanos, duas cadeiras de rodas e oito mesas escolares acessíveis. Os equipamentos ficarão disponíveis no Núcleo Acessar, buscando dar suporte, tanto aos acadêmicos quanto às pessoas atendidas pelo Núcleo. A biblioteca e os campi fora de sede também serão contemplados com alguns desses materiais. Professores, coordenadores e alunos poderão solicitar utilização dos equipamentos para atendimento de pessoas com deficiência, de acordo com as necessidades.

Estiveram presentes, no ato da entrega, a Diretora de Inclusão Social e Diversidade da Ufra, Eliza Sena; a Coordenadora do Núcleo Acessar, professora Andrea Miranda; além de membros da equipe do Acessar e alunos.

Outras tecnologias, como impressora braille, ampliador de tela, linha braille e leitor autônomo ainda estão em processo de compra pela instituição.

Estiveram presentes na entrega dos equipamentos:

Equipe do Núcleo Acessar:

Grasiano Vieira, Pedagogo

Alcione Batista, Pedagoga