Página inicial > Últimas Notícias > Ufra celebra o Dia do Médico Veterinário com programação especial

Ufra celebra o Dia do Médico Veterinário com programação especial

• Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 14h36
  • Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 14h49

Em celebração ao Dia do Médico Veterinário, comemorado em todo o país no dia 9 de setembro, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), juntamente com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/PA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (Unama), realizaram ciclo de palestras com o tema “Histórias que transformam vidas”. A programação ocorreu no Pavilhão de Salas de Aula do campus Belém.

O evento contou com palestras sobre a história da Medicina Veterinária, motivação profissional, Sistema CFMV/CRMVs e Mercado de Trabalho do Médico Veterinário, além de mesa redonda com egressos da instituição, que trataram das perspectivas encontradas após a formatura. A saúde mental e a Síndrome de Burnout também foram temas abordados durante o evento.

O diretor do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA/Ufra), professor Raimundo Nelson da Silva, falou sobre a história da profissão. Ressaltou que, além de um momento de confraternização, o evento é uma ferramenta importante para autoavaliação do curso de Medicina Veterinária. Destacou, também, a importância da profissão, tanto para o mercado pet quanto para a área do agronegócio.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Ufra, professora Déborah de Oliveira, abordou sobre a importância da profissão para a sociedade. “Nós, como veterinários, cuidamos, além da saúde animal, também da saúde humana e do meio ambiente. A profissão contribui para o desenvolvimento econômico e social do país. Hoje, pretendemos não só fazer essa homenagem aos médicos veterinários, mas, também, contribuir para um olhar mais amplo dos estudantes sobre todas as áreas de atuação, que têm grande importância”, disse.