Página inicial > Últimas Notícias > UFRA e CEPLAC celebram acordo de cooperação técnica

UFRA e CEPLAC celebram acordo de cooperação técnica

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 15h34
  • Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 10h15

Com o objetivo de aproximar o conhecimento gerado na academia com os órgãos que podem transformá-lo em inovação, fortalecendo a qualidade do ensino e da pesquisa na região, ocorreu, no ultimo dia 06 de setembro, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

A cerimônia foi realizada na Sala dos Conselhos Superiores da Ufra e transmitida via videoconferência para os demais campi da instituição. Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da instituição, Prof. Marcel do Nascimento Botelho; a Vice-Reitora, Profa. Janae Gonçalves e a Coordenadora Regional da CEPLAC, Maria Gorete Gomes.

Para o reitor da Ufra, a assinatura do Termo de Cooperação traz crescimento para a Região Amazônica. “Esse é um momento muito importante para a Universidade, e ouso dizer para o Estado do Pará e para a Amazônia. Reforçar a cooperação entre duas instituições, como Ufra e CEPLAC, só traz benefícios para todos. A CEPLAC tem uma tradição enorme com o cacau, mas não é somente com cacau que podemos trabalhar. A Ufra poderá trabalhar junto à CEPLAC utilizando seus equipamentos, e é nesse sentido que nós trazemos essa cooperação, com objetivo de que façamos as coisas de maneira mais prática”, comenta.

Após a assinatura do Termo, foi proferida uma palestra pelo Auditor Fiscal Federal da CEPLAC, Fernando Antonio Mendes, abordando o tema “Dividir na certeza de Multiplicar”. O Superintendente destacou as áreas de atuação da CEPLAC e a importância da parceria com a Universidade para realização de pesquisas. “Nós temos, atualmente, 26 áreas de atuação por toda a região, e todas essas possibilidades para colocar essa nova geração para estudar e aprender”, disse.

A Coordenadora Regional da CEPLAC, Maria Gomes, falou sobre os benefícios que ambas as instituições terão com o acordo. “Para uma instituição como a Ufra é importantíssimo um convênio de cooperação técnica, principalmente para nós que trabalhamos com agricultura. É um reconhecimento dentro da agricultura no mundo acadêmico para o Estado do Pará”, comenta. A Coordenadora destacou, também, a importância da parceria para aliar recursos humanos às pesquisas que poderão ser desenvolvidas nos laboratórios de agricultura da CEPLAC, primando pela qualidade na formação dos acadêmicos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, e nas pesquisas desenvolvidas.

A Vice-Reitora, Profa. Janae Gonçalves, também comentou sobre a cooperação. “É um casamento, e esperamos que essa relação entre a Universidade e a CEPLAC traga muitos frutos”. A vice-reitoria enfatizou sobre a importância da utilização dos laboratórios da CEPLAC para a formação acadêmica e experiência prática dos alunos, que será de grande valia na construção do perfil profissional dos futuros egressos da instituição.